Mato Grosso
Em hospital sem verba, pacientes têm que comprar remédios e até gaze em MT
Hospital com 60 leitos tem apenas cinco pacientes internados por falta de estrutura
Saúde | 26 de Maio de 2017 as 17h 51min
Fonte: G1 MT

A precariedade é tamanha no Hospital Geral de Poconé, a 583 km de Sinop, que os pacientes têm que pagar pelos medicamentos que deveriam ser fornecidos pela unidade e até comprar insumos básicos, como gaze e esparadrapo, por exemplo. As famílias dos pacientes é quem está limpando a unidade, que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, não recebe verba do governo do estado desde janeiro deste ano.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, mas ainda não obteve resposta sobre a situação de Poconé. No entanto, nesta sexta-feira (26), o governador Pedro Taques (PSDB) disse, em entrevista coletiva, que deve fazer repasses emergenciais para a saúde, remanejando recursos de outras áreas para pagar parte dos débitos com as unidades de saúde. Segundo ele, a medida deve amenizar o problema dos hospitais a curto prazo.
Uma merendeira, que está acompanhando o tio de 74 anos no hospital, afirma que para dar continuidade ao tratamento é preciso que ela mesmo forneça os remédios.
A situação se agravou devido à greve dos funcionários, que começou há quatro meses. Por causa disso, os serviços foram parcialmente suspensos. A unidade filantrópica fazia cirurgias de baixa e média complexidade, mas agora só está realizando procedimentos simples e quem consegue ser internado tem que pagar pelos próprios remédios. Além disso, a unidade parou de realizar partos.
O hospital está vazio. Com 60 leitos e capacidade para atender em média 300 pessoas por mês, a unidade, cujos funcionários estão em greve e tem falta de insumos básicos, conta apenas cinco pacientes internados.
Apenas 30% dos 50 funcionários estão trabalhando. Além de três salários atrasados, os funcionários cobram melhores condições de trabalho.
A secretária de Saúde de Poconé, Ilma Regina Figueiredo, afirma que o governo não efetuou os repasses referentes aos meses de janeiro e fevereiro. “O estado ainda está com dois meses sem repassar para o hospital”, disse.
Notícias dos Poderes
Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31SES promove campanha de conscientização sobre doação de órgãos
A Secretaria de Estado de Saúde capacita funcionários de hospitais notificadores e promove ações de divulgação no mês de setembro para aumentar a captação de órgãos em MT
09 de Setembro de 2025 as 15h45Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
Inspeção sanitária revelou condições insalubres de higiene na produção
09 de Setembro de 2025 as 07h45Atendimentos no novo CEM são iniciados nesta segunda-feira (08) em Sinop
08 de Setembro de 2025 as 15h24SES realiza seminário para discutir a reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Com o intuito de debater os novos indicadores de qualidade e critérios de financiamento, evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
08 de Setembro de 2025 as 07h38