Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 14 de Julho de 2024

Menu

Imunização

Disponível em Sinop vacina contra a dengue para crianças e adolescente de 10 a 14 anos

Saúde | 28 de Junho de 2024 as 09h 49min
Fonte: Assecom

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que a vacina contra a dengue tem como público alvo da imunização crianças e adolescentes com idades entre 10 a 14 anos. A medida de prevenção é um passo importante na prevenção e controle da doença. O imunizante está disponível em todas as salas de vacinas do município. 

A vacinação contra a dengue é uma estratégia eficaz para reduzir a incidência e gravidade da doença. Em Sinop a meta é vacinar  13.459 indivíduos do público alvo, porém até o momento foram aplicadas aproximadamente 800 doses. De acordo com os dados epidemiológicos, de janeiro a maio, foram registrados 257 casos confirmados de dengue.

As doses estão disponíveis nas salas de vacinas das UBS’s de segunda a sexta-feira das 7h às 11h, e das 13h às 17h, e também nas salas de vacinas dos CIA’s André Maggi e Jacarandás de segunda a sexta-feira das 6h30 às 18h30, sem intervalo. E também nas ações aos sábados em sete locais (UBS’s: Maria Vindilina II, Primaveras, Sebastião de Matos, São Francisco e Boa Esperança, e nos CIA’s Jacarandás e André Maggi), das 7h30 às 16h30.

O esquema vacinal é composto por duas doses, que devem ser aplicadas com intervalo de 90 dias. Pessoas com diagnóstico positivo ou que já tiveram dengue, é recomendado um intervalo de seis meses. Não pode ser aplicada simultaneamente com outra vacina. Se tiver que tomar as vacinas contra Varicela, Febre Amarela e Tríplice Viral, é preciso um espaço de 30 dias após aplicação da vacina da dengue. É contraindicada para gestantes e lactantes (mulheres que estão amamentando).