Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 20 de Outubro de 2025

Menu

Imunização

Dia D de vacinação mobiliza unidades de Sinop e mais de 1,5 mil doses são aplicadas

Saúde | 20 de Outubro de 2025 as 14h 01min
Fonte: Assecom

Foto: Divulgação

Mais de 1.500 doses de vacinas foram aplicadas no último sábado (18) durante o Dia D de Vacinação em Sinop. A mobilização teve como objetivo principal atualizar as cadernetas e reforçar a imunização de crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos. A ação fez parte da Campanha Nacional de Multivacinação promovida pelo Ministério da Saúde, que busca ampliar o acesso da população às vacinas e elevar a cobertura vacinal em todo o país.

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, garantiu atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com exceção da UBS da Gleba Mercedes, durante o Dia D. Também participaram do atendimento o Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás e André Maggi, além do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

O coordenador de Imunização da Prefeitura de Sinop, João Gustavo Breganó, explicou que a mobilização ampliou a faixa etária inicialmente proposta pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, a ampliação foi uma forma de garantir que todos os públicos tivessem oportunidade de colocar a vacinação em dia. “O Dia D foi proposto pelo Ministério da Saúde para crianças e adolescentes de 0 a 15 anos, mas nós resolvemos expandir essa faixa etária para toda a população. Atendemos crianças, adultos, adolescentes, idosos, gestantes, enfim, todo mundo que precisava atualizar o cartão de vacinação”, destacou.

Breganó ressaltou ainda a importância da imunização como medida preventiva essencial, principalmente diante de doenças que voltaram a preocupar autoridades de saúde. “A vacina é a maneira mais eficaz e mais segura de prevenir e controlar doenças, principalmente no caso do sarampo. Nós temos casos aqui no país vizinho, a Bolívia, que recentemente enfrentou um surto da doença. Mato Grosso faz fronteira com esse país e já registrou alguns casos. Para evitar que o sarampo se dissemine, é fundamental manter o esquema vacinal atualizado”, afirmou.

O coordenador reforçou também a necessidade da dose contra o sarampo entre todas as faixas etárias. “Crianças, adolescentes e adultos até 59 anos precisam ter pelo menos uma dose da vacina contra o sarampo. Essa é uma das formas mais seguras de proteger contra a doença”, completou.

Durante o Dia D, o estudante Saymor Alves aproveitou o sábado de folga para se vacinar. “Eu tomei a vacina da gripe e achei muito legal pela facilidade do dia. Vim aqui e estava bem tranquilo. Aproveitei o meu dia de folga para colocar as vacinas em dia. Fiquei sabendo pela minha mãe, que me avisou que estava tendo vacinação da gripe na cidade, e decidi me vacinar hoje”, contou.

As vacinas do Calendário Nacional de Vacinação continuam disponíveis nas unidades de saúde de Sinop, que funcionam de segunda a sexta-feira. Entre as doses oferecidas estão as vacinas contra BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C e ACWY, Influenza, Covid-19, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A e HPV. A Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde segue até o dia 31 de outubro.