Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 01 de Março de 2024

Menu

Saúde bucal

Dia D de prevenção ao Câncer de Boca será neste sábado (27)

Saúde | 24 de Maio de 2023 as 10h 31min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

Foto: Assessoria

Neste sábado (27), a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), irá promover o dia “D” de prevenção ao câncer de boca. A ação será das 8h às 17h, e contará com orientação e exame das mucosas orais, com atendimento livre demanda, sem necessidade de agendamento.

Será um dia todo dedicado à saúde bucal, em alusão ao Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, em referência ao dia 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, que é a principal causa desta e de outras doenças. O mês então ganhou o nome de maio vermelho, onde são intensificadas as ações de prevenção.

A coordenadora da Saúde Bucal do município, Julia Pigosso, ressalta a importância da data. “É uma campanha de prevenção ao câncer de boca, que tem como o objetivo realizar o máximo possível de avaliações das mucosas orais, e orientar a população sobre os fatores de risco para o câncer bucal. O diagnóstico precoce oferece uma chance maior de cura ao paciente”, pontuou.

“O Câncer de Boca pode afetar os lábios, língua, gengiva, assoalho da boca, palato duro, bochecha e outras partes da boca. Os principais fatores de risco para a doença são: tabagismo, álcool, exposição ao sol (lábios), vírus HPV, má higiene bucal e dietas pobres em frutas, legumes e verduras também estão associadas ao maior risco do câncer de boca”, explicou a coordenadora.

O dia D será no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica localizado na Rua das Castanheiras, nº 1181, esquina com a rua das Azaléias, no Centro. Para ser atendido é preciso apresentar documento (CPF) e cartão do SUS.