Cuidados
Dermatologistas alertam: banhos quentes devem ser evitados até mesmo no inverno
Água muito quente afeta a barreira de proteção da pele, resseca, irrita e prejudica o couro cabeludo, mesmo em dias frios
Saúde | 30 de Julho de 2025 as 07h 55min
Fonte: Redação

Chegar em casa, tomar um banho quente e assistir um filme para relaxar é o programa favorito de muitos brasileiros. Mas o hábito de deixar o chuveiro o mais quente possível prejudica a pele e deveria ser evitado ao máximo.
Segundo dermatologistas, o banho quente — apesar da sensação de conforto — representa riscos à saúde da pele, mesmo durante o inverno. A água em temperatura elevada dilata os vasos sanguíneos e remove a oleosidade natural da pele, o que pode causar ressecamento, vermelhidão, irritação e até dermatites e urticárias aquagênicas.
De acordo com a médica Claudia Marçal, membro da American Academy of Dermatology, "o único benefício do banho quente é o relaxamento momentâneo — mas ele não compensa os prejuízos à saúde da pele".
Já o dermatologista André Beber, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que no inverno a nossa pele precisa de mais cuidados por estar fragilizada. "Nessa época do ano, para não perdermos temperatura corporal, a pele só recebe o mínimo de sangue necessário". E o costume de tomar banho quente agride ainda mais a pele.
Além do corpo, o couro cabeludo também sofre os efeitos da água quente: ela estimula a produção de oleosidade, favorece fungos causadores de caspa e resseca os fios, deixando-os opacos e quebradiços.
Cuidados recomendados:

- Prefira banhos em água morna, com temperatura em torno de 37°C — ou o equivalente à do corpo humano. Teste a água no pulso: se estiver agradável, está na temperatura ideal.
- Limite o tempo do banho entre 5 e 10 minutos. Quanto mais tempo na água, mais a pele perde sua camada protetora.
- Evite o uso de buchas e sabonetes abrasivos. Seque apenas áreas como axilas, pés e região íntima, preferindo sabonetes líquidos ou óleos de banho, menos prejudiciais à barreira cutânea.
Após o banho:
- Hidrate o corpo ainda com a pele úmida, com cremes mais densos que contenham ureia, ceramidas, manteiga vegetal ou óleo de avelã — ingredientes que recuperam a barreira lipídica.
- Use toalhas felpudas e macias, trocando-as a cada dois dias para evitar fungos e bactérias.
✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.
Notícias dos Poderes
Medicina é o curso mais disputado no Enem nos últimos 4 anos em MT
Crescente interesse por essas graduações está relacionado à vocação dos candidatos, ao desejo de compreender o sofrimento humano e ao papel social das profissões, segundo professores
17 de Novembro de 2025 as 09h15Programa Fila Zero na Cirurgia realizou 450 mil procedimentos desde 2023
17 de Novembro de 2025 as 08h00Casos de câncer de próstata crescem 23%; médico cita fator idade
Segundo o oncologista Marcos Rezende, a doença é mais frequente em homens com 65 anos ou mais
17 de Novembro de 2025 as 09h25Thaciel Camargo é eleito conselheiro do CRC-MT; Chapa 1 vence com 52% dos votos
14 de Novembro de 2025 as 10h56Novembro Azul: UBS’s abrem em horário estendido para atender a saúde do homem na terça-feira (18)
Os atendimentos precisam ser agendados na UBS de referência do paciente, com antecedência
14 de Novembro de 2025 as 10h43Prefeitura de Sinop lança processo seletivo simplificado para médicos clínicos gerais
13 de Novembro de 2025 as 11h35UCT Sinop convoca população para doações de sangue O negativo
13 de Novembro de 2025 as 11h33Como a creatina saiu da academia e se tornou promessa até para o cérebro
Após consolidar seu papel na performance muscular, a creatina passa a ser estudada como potencial aliada do cérebro, mas evidências atuais estão longe de consenso
13 de Novembro de 2025 as 13h45