Saúde
Dependentes químicos poderão ter tratamento em Cuiabá
Saúde | 05 de Fevereiro de 2016 as 10h 37min
Fonte: Adrielle Piovezan
A dependência química alcançou níveis alarmantes na capital mato-grossense, Cuiabá. Associada à violência e ao crime organizado, a dependência química atinge pessoas de todas as idades e camadas sociais. Para a solução do problema, torna-se necessário uma ação emergencial, efetiva em conjunto entre os poderes e, principalmente, participação popular.
Por essa perspectiva, o vereador da saúde, Paulo Araújo, apresentou durante sessão plenária na Câmara de Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (4), projeto de lei sugerindo ao poder público municipal a criação de uma política municipal de prevenção, tratamento e reinserção social de usuários de droga e dependentes químicos.
“O que vemos são políticas públicas lentas e muitas vezes mal articulada. É necessária uma compreensão maior do problema para que aja um enfrentamento rápido e eficaz, a cada dia que passa a situação tem piorado”, observou.
O vereador reitera a responsabilidade dos gestores públicos na condução das políticas sociais. Para ele, a medida, sendo ela, direcionada pela administração do município de Cuiabá fará a diferença no equacionamento da tão grave questão social, política, familiar e de saúde pública.
Segundo Araújo,não existe uma estatística referente à recuperação dos viciados em Cuiabá, por isso a necessidade de garantir maior atenção e investimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e hospitais públicos.
“Não ficarei na inércia vendo o problema aumentar, estarei com apoio da Câmara Municipal buscando uma alternativa que venha fazer a diferença na vida dos dependentes químicos e das famílias. Esse projeto é o inicio de um grande trabalho a ser realizado em Cuiabá, vou buscar ajuda dos outros poderes devidamente constituídos, não ficarei no discurso, travarei essa luta”, finalizou.
Notícias dos Poderes
Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31SES promove campanha de conscientização sobre doação de órgãos
A Secretaria de Estado de Saúde capacita funcionários de hospitais notificadores e promove ações de divulgação no mês de setembro para aumentar a captação de órgãos em MT
09 de Setembro de 2025 as 15h45Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
Inspeção sanitária revelou condições insalubres de higiene na produção
09 de Setembro de 2025 as 07h45Atendimentos no novo CEM são iniciados nesta segunda-feira (08) em Sinop
08 de Setembro de 2025 as 15h24SES realiza seminário para discutir a reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Com o intuito de debater os novos indicadores de qualidade e critérios de financiamento, evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
08 de Setembro de 2025 as 07h38