Participação de melhorias
Debates, propostas e troca de experiência marcam a 9ª edição da Conferência de Saúde
O encontro que serve para avaliar a situação da saúde municipal e propor diretrizes para melhorar o acesso dos usuários ao SUS
Saúde | 15 de Março de 2023 as 14h 55min
Fonte: Assecom

O Conselho Municipal de Saúde de Sinop deu start na Conferência Municipal de Saúde, que é realizada a cada quatro anos, em todo o Brasil. Já em sua nona edição, teve como principal viés o sebate e a busca do fortalecimento para implementar melhorias nos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde [SUS].
Este ano, os debates foram balizados em cima do tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - amanhã vai ser outro dia”. Os trabalhos, que iniciaram, ainda no início da manhã, estão programados para durar até às 17h, ou seja, um dia inteiro dedicado a saúde, envolvendo palestras, debates em grupo, apresentação e aprovação de propostas, bem como a eleição dos candidatos a delegados, que irão participar da 10ª Conferência Estadual de Saúde.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Sinop, Marilene Pereira, as conferências municipais são de extrema importância para o bom funcionamento das gestões municipais. “É através dessas conferências que nascem as oportunidades de um SUS melhor! É um momento muito importante para Sinop, para discutir políticas públicas de saúde, assuntos que serão levados para a conferência estadual e depois nacional”.
O encontro que serve para avaliar a situação da saúde municipal e propor diretrizes para melhorar o acesso dos usuários ao SUS, foi aberto ao público e contou com a participação de autoridades, representantes de classe, profissionais da saúde e estudantes, assim como a Andrea kopper, que cursa enfermagem. “Acredito que a população tenha um papel importante nesse evento, pra gente contribuir com melhorais e entender como funciona”, pontou.
“Nós convocamos e a população compareceu para contribuir com a melhoria da saúde pública. São contribuições que refletirão no Brasil todo.Por meio dos trabalhos dos grupos e dos debates vamos construindo propostas que serão encaminhadas para serem realizadas, não só no nosso município, mas no nosso Estado e em todos os outros 5.570 municípios brasileiros.” destaca a presidente do Conselho de Saúde de Sinop.
A enfermeira Larissa Costa Ribeiro, que trabalha no CIA André Maggi, frisou a importância do evento que foi planejado e esperado por quatro anos. “Esse momento é um grande encontro, oportunidade para discutir as problemáticas que existem na saúde, como podemos resolver e proporcionar uma melhor qualidade de vida e assistência de saúde para a nossa população”.
Notícias dos Poderes
Acidentes domésticos com crianças crescem 21% nas férias de julho
Dados referem-se a atendimentos no SUS, no período de 2023 e 2024
03 de Julho de 2025 as 07h10Vacina contra meningite muda para proteger mais os bebês de 12 meses
Substituição da vacina indicada para essa faixa etária faz parte das ações nacionais para o enfrentamento à meningite bacteriana
02 de Julho de 2025 as 16h18Ministério da Saúde altera fluxo de atendimento do CRASM a partir de hoje (01/07/2025), veja como será
01 de Julho de 2025 as 17h14Vacina contra gripe está liberada, a partir de hoje (01), para toda população acima de 6 meses
01 de Julho de 2025 as 09h47Vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos a partir desta terça-feira (1º)
Todos os mato-grossenses devem procurar os postos de saúde para se vacinarem contra a influenza
30 de Junho de 2025 as 12h48Horário estendido da UCT é sucesso e conquista mais de 40 doações em 5h
Pela primeira vez a unidade foi aberta para atender a demanda da população, no final de semana
30 de Junho de 2025 as 11h20