Conectividade aérea
Cuiabá terá quatro novos destinos com voo direto em 2025
Capital passará a ter conexão direta com 19 cidades brasileiras a partir de fevereiro e impacta o turismo no Estado
Saúde | 21 de Janeiro de 2025 as 09h 51min
Fonte: Débora Siqueira | Assessoria/Sedec

Após a reforma e internacionalização do Aeroporto Internacional Marechal Rondon em 2024, Cuiabá terá mais quatro destinos com voo direto neste ano, saltando de 15 destinos para 19, a partir de fevereiro. Além do incremento de novas rotas, também haverá o aumento de voos para Brasília, conforme informado pela Centro Oeste Airports (COA), concessionária de quatro aeroportos em Mato Grosso, incluindo ainda Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta.
A partir de 1º de fevereiro, Cuiabá terá ligação direta com Porto Velho (RO) e São José do Rio Preto (SP) pela Azul Linhas Aéreas. Esses voos que eram extras, passarão a ser fixos, com uma frequência semanal aos sábados no trecho São José do Rio Preto/Cuiabá/Porto Velho e aos domingos no sentido Porto Velho/Cuiabá/São José do Rio Preto.
Também está programado voo direto para Maceió (AL), a partir de 15 de março, com uma frequência semanal (saídas e chegadas) aos sábados, também pela Azul. Neste verão, a companhia adicionou dois voos extras de Cuiabá a Porto Seguro (BA), nos dias 02 e 25 de janeiro, mas não manterá voo direto para a cidade baiana.
A Gol Linhas Aéreas anunciou que haverá voo direto ligando a capital de Mato Grosso ao Rio de Janeiro, pelo Galeão, três vezes na semana a partir de abril. A companhia aérea também anunciou ampliação de 7 para 10 voos semanais para Brasília e 7 voos semanais com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
A Latam, por sua vez, informou que não haverá incremento para novos destinos a partir de Cuiabá.
Mensalmente, os quatro aeroportos administrados pela COA recebem cerca de 2.254 voos. Cuiabá tem rotas regulares para Alta Floresta (MT), Aripuanã (MT), Barra do Garças (MT), Sinop (MT), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Cacoal (RO), Ji-Paraná (RO), Vilhena (RO), Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).
Já em Sinop, os voos são regulares para Cuiabá (MT), Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Campinas (SP). Rondonópolis tem voo para Campinas (SP) e Alta Floresta voos para Cuiabá (MT).
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, disse que deve se reunir com os representantes das empresas aéreas para aumentar essa conexão de Mato Grosso com mais cidades brasileiras e rotas internacionais, agora que o aeroporto está autorizado para atuar com voos diretos para outros países.
“Estamos conectados com voos diretos apenas com 9 capitais das 26 que temos no país. Essa situação não só restringe o acesso dos turistas ao Estado, mas também prejudica a população mato-grossense. O setor de turismo é um dos grandes geradores de emprego e renda, a conexão aérea limitada dificulta a atração de turistas que poderiam explorar o Pantanal, a Chapada dos Guimarães e outros destinos locais”.
Cesar destaca ainda que a conectividade aérea é um fator essencial para impulsionar a economia de Mato Grosso. Mais voos significam maior fluxo de pessoas, o que gera impacto positivo em vários setores, como hospedagem, alimentação, transporte e comércio.
“O fortalecimento de rotas internacionais poderia consolidar o Estado como um hub para o turismo global, atraindo viajantes interessados em explorar a rica biodiversidade e cultura local”, ponderou.
Conforme a Centro Oeste Airports, a concessionária intensificou o diálogo com companhias aéreas para evidenciar cenário favorável à inclusão de novas rotas e destinos, agora que o aeroporto se tornou internacional. Por ora, ainda estão apenas nas tratativas.
Notícias dos Poderes
PF aponta que juiz recebeu R$ 6 milhões em propina por venda de sentenças
Segundo a Polícia Federal, valores teriam sido repassados por uma empresa ligada ao lobista Andreson Gonçalves de Oliveira
21 de Agosto de 2025 as 14h57Governador anuncia pagamento do auxílio-fardamento aos policiais e bombeiros
Benefício foi instituído na gestão e vai contemplar mais de 14 mil profissionais
21 de Agosto de 2025 as 13h32STF garante isenção de pedágio a moradores de assentamento em Sorriso; entenda
A decisão do ministro Alexandre de Moraes afirma que, embora a cobrança de pedágio seja constitucional, ela não pode impor restrições não razoáveis ao direito de ir e vir dos cidadãos
21 de Agosto de 2025 as 12h03PJC prende dono de time e influencer por esquema de R$ 13 mi
Grupo tinha como foco financiar as atividades de uma facção; crimes envolvem estelionato e tráfico
21 de Agosto de 2025 as 11h44Donos de loja em recuperação em MT são presos por suposta fraude
Irmãos proprietários da Camisaria Colombo são suspeitos de fraude milionária e ocultação de patrimônio
21 de Agosto de 2025 as 11h24Prefeito comemora sanção que cria sítios pesqueiros e destaca fomento do turismo para Sinop
O Sítio Pesqueiro Estadual de Sinop foi criado pela Lei 13.012 de autoria do deputado estadual Dilmar Dal Bosco e tem como objetivo o fomento da prática do pesque e solte
21 de Agosto de 2025 as 11h10Corpo de Bombeiros entrega medalhas a militares e civis em cerimônia dos 61 anos da corporação
Entrega da honraria é um reconhecimento ao compromisso e à dedicação que marcam a história da corporação
21 de Agosto de 2025 as 09h23Estudante crava lápis na cabeça de colega após briga dentro de escola no litoral de SP
Menino de 9 anos precisou ser hospitalizado para remoção do objeto. Ele levou pontos e segue em observação. Caso ocorreu em Praia Grande (SP)
20 de Agosto de 2025 as 19h59