Imunização
Covid-19: saiba como comprovar comorbidades para a vacinação
Entre as comprovações estão exames, relatórios médicos e receitas
Saúde | 13 de Maio de 2021 as 11h 09min
Fonte: Agência Brasil

O Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19 (PNO) avançou para a fase de orientação da imunização de pessoas com comorbidades. O termo é empregado para pessoas com condições de saúde diversas, como doenças crônicas, que podem facilitar a evolução do quadro de infecção para uma situação grave, o que traz mais riscos de morte e sobrecarrega do sistema de saúde, com internações.
As pessoas com comorbidades entraram na fila dos grupos prioritários após trabalhadores e saúde, idosos em instituições de longa permanência, povos indígenas, idosos em diversas faixas etárias (a partir de 60 anos) e parte das forças de segurança que atuam nas ruas e na repressão a ilícitos.
Ainda de acordo com o PNO, os estados podem alterar a ordem das prioridades de vacinação. Portanto, caso uma pessoa queira saber se chegou a sua vez, é fundamental que ela consulte a dinâmica de imunização em seu respectivo estado ou cidade.
Mas como comprovar as chamadas comorbidades? O Ministério da Saúde orienta que as pessoas estejam pré-cadastradas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) ou em unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
Contudo, isso não é uma condição. Qualquer pessoa que se enquadrar no grupo de comorbidades pode se dirigir ao posto de vacinação e apresentar algum tipo de comprovação de sua condição de saúde.
Entre as comprovações estão exames, relatórios médicos, receitas, prescrições médicas, diagnósticos ou documentos semelhantes que comprovem que o cidadão possui uma das doenças ou condições listadas:
Arte/Agência Brasil
Criérios
O Ministério da Saúde orienta as autoridades locais de saúde que, dentro do universo das pessoas acometidas com comorbidades, seja empregado o critério de idade em grupos de intervalos de cinco anos.
Assim, seriam imunizados primeiro as pessoas com 55 a 59 anos. Em seguida, aquelas com 50 a 54 anos. E assim por diante até a idade mínima dos grupos prioritários, de 18 anos.
Notícias dos Poderes
Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
Inspeção sanitária revelou condições insalubres de higiene na produção
09 de Setembro de 2025 as 07h45Atendimentos no novo CEM são iniciados nesta segunda-feira (08) em Sinop
08 de Setembro de 2025 as 15h24SES realiza seminário para discutir a reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Com o intuito de debater os novos indicadores de qualidade e critérios de financiamento, evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
08 de Setembro de 2025 as 07h38SES articula ações de promoção à saúde mental no Setembro Amarelo
Campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade na prevenção ao suicídio; encontro intersetorial será no dia 17 no TCE-MT
04 de Setembro de 2025 as 07h39Se você nasceu após 1939, provavelmente não viverá até os 100 anos; veja o que diz estudo
Para aqueles nascidos entre 1939 e 2000, pesquisa revela que os ganhos em expectativa de vida diminuirão cerca de dois meses e meio ou três meses e meio a cada nova geração
03 de Setembro de 2025 as 13h08Mato Grosso entra novamente em alerta de baixa umidade e risco à saúde
A condição aumenta o risco de problemas respiratórios e pode agravar doenças preexistentes
03 de Setembro de 2025 as 08h26Casos de dengue e chikungunya custaram R$ 1,2 bi ao sistema de saúde
Levantamento se refere a casos registrados no país entre 2015 e 2024
02 de Setembro de 2025 as 08h24SES alerta para baixa cobertura vacinal contra Covid-19 em Mato Grosso
Postos de saúde dos 142 municípios já receberam mais de 291 mil doses, mas a cobertura vacinal de bebês de até um ano está longe da ideal, que seria de 95%
02 de Setembro de 2025 as 07h13