Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 15 de Julho de 2024

Menu

Imunização

Começa Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite para crianças menores de 5 anos

Saúde | 27 de Maio de 2024 as 13h 29min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

Foto: Divulgação

Iniciou hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que tem como objetivo imunizar todas as crianças menores de 5 anos de idade. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral que pode causar paralisia permanente e até a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a doença e garantir a saúde das crianças.

Os pais e responsáveis devem levar as crianças até a unidade de saúde mais próxima, juntamente com documento de identificação e caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam atualizar as informações e administrar as doses necessárias. O intuito da ação é aumentar a cobertura vacinal e manter o Brasil livre da poliomielite, e conscientizar a população sobre a importância da imunização. 

As vacinas estão disponíveis em todas as salas de vacinas do município, com atendimento nas Unidade Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, e nos Centros Integrados de Atendimento também de segunda a sexta-feira das 6h30 às 17h30. A campanha segue até o dia 14 de junho, e no dia 8 de junho será o dia “D” de mobilização nacional. 

O coordenador de imunização, João Gustavo Breganó ressalta a importância da colaboração e conscientização da população. “A vacina é necessária para que o Brasil continue livre da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença causada por um vírus e geralmente provoca consequências graves, como perda dos movimentos, dificuldade ao falar, alterações no crescimento, e até paralisia completa dos membros”. 

Em Sinop o público alvo da campanha está estimado em 17.065 crianças que devem ser imunizadas. O esquema vacinal funciona da seguinte forma: vacina injetável aos dois, quatro e seis meses de vida. Com um ano e três meses e aos quatros anos a criança recebe a vacina oral, as gotinhas para finalizar a imunização contra a poliomielite.