Hábito perigoso
Cigarro eletrônico: como parar de fumar? Cientistas explicam
Conhecidos como vapes, aparelhos podem ser tão graves para a saúde quanto cigarros tradicionais
Saúde | 22 de Janeiro de 2025 as 10h 26min
Fonte: Galileu

Os perigos do cigarro são conhecidos: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 8 milhões de pessoas morrem anualmente em consequência do hábito de fumar, 200 mil delas só no Brasil. Estudos recentes revelam que os cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes, podem ser tão graves para a saúde quanto os tradicionais.
De problemas nos dentes e gengivas à redução da expectativa de vida, as evidências dos malefícios causados por esses aparelhos continuam sendo pesquisadas. Em novo estudo publicado no Cochrane Database of Systematic Reviews, uma equipe de cientistas de diferentes instituições revela alternativas que podem ajudar os usuários a pararem de usar cigarros eletrônicos.
De acordo com a pesquisa, o uso da vareniclina, um medicamento prescrito para o tratamento do tabagismo, e programas de apoio podem impactar positivamente aqueles que querem parar de fumar os vapes.
"Esta é uma área de pesquisa que está começando, mas crescendo rapidamente e organicamente a partir de pessoas que usam o vape pedindo ajuda para parar", disse Jamie Hartmann-Boyce, autora sênior do estudo e professora assistente na Escola de Saúde Pública e Ciências da Saúde da Universidade de Massachussetts Amherst, em comunicado.
A professora apontou que há muitas pessoas que usam o cigarro eletrônico como um meio de transição para largar o hábito de fumar. "Elas querem saber como podem fazer essa transição sem ter uma recaída e voltar a fumar, o que é muito importante."
Como foi feito o estudo
A partir de análises de bases de dados de janeiro de 2004 a abril de 2024, estudos e conferências, os pesquisadores descobriram que programas que enviam mensagens de texto com palavras de apoio funcionam bem com pessoas com idades entre 13 e 24 anos. As mensagens traziam ainda conteúdos com dicas de como parar de usar o vape.
Observou-se que, para os adultos, o mais efetivo foi a vareniclina, medicamente utilizado para ajudar as pessoas a pararem de fumar. No entanto, por conta do número limitado de estudos, os cientistas planejam investigar essas hipóteses mais a fundo.
"Com os resultados da nossa pesquisa publicados, profissionais dos serviços de saúde agora têm evidências iniciais para abordagens específicas que podem recomendar, em particular para jovens tentando parar de fumar", afirmou Alisa Butler, pesquisadora da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e participante do estudo. "Precisamos fazer mais pesquisas e explorar esta e outras abordagens com urgência."
Notícias dos Poderes
MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41