Imunização
Centro de Endemias realiza vacinação antirrábica em 4 bairros e na zona rural; veja programação
Saúde | 24 de Junho de 2025 as 15h 21min
Fonte: Assecom

O Centro de Combate às Endemias realiza ação de vacinação antirrábica de gatos e cachorros, em 4 bairros, esta semana. A vacinação é executada no modo, casa a casa, nos bairros Araguaia, Moinho dos Ventos, Delta e Europa. A ação segue até sexta-feira. No sábado (28), será realizada uma mobilização especial na zona rural: Gleba Celeste, Comunidade Felícia, Comunidade Estrela e Comunidade Águas Claras.
A meta é vacinar 38 mil animais, até ao final do ano, garantindo segurança de cada pet e de seu tutor. Devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir de três meses de idade, que estejam sadios, bem como fêmeas amamentando. As prenhes, não devem ser imunizadas.
“Orientamos que os cães sejam levados com coleira e guia seguras, e os de grande porte, é indicado o uso de focinheira. Já os gatos, devem estar em caixas de transporte ou mesmo enrolados em mantas, para proteção de todos, dos profissionais, bem como do próprio animal”, explicou o coordenador da endemias, Alef Souza Costa.
A vacinação antirrábica é fundamental para a proteção da saúde do animal, prevenindo a raiva que quase sempre é fatal para cães, gatos e até humanos. A vacinação é altamente eficaz e previne a a transmissão do vírus.
No ano passado, a Prefeitura de Sinop chegou a imunizar 26 mil animais.
Notícias dos Poderes
Três boas notícias sobre avanços no tratamento do câncer de mama
Estudos recentes revelam medicamentos e exames que ajudam a controlar melhor a doença. Apesar do acesso ainda ser um desafio, o futuro é promissor
24 de Junho de 2025 as 09h00Ozempic e similares passam a ser vendidos somente com receita a partir desta segunda
23 de Junho de 2025 as 13h21Mato Grosso tem 70.271 cadastrados para doar medula óssea; veja como se inscrever
21 de Junho de 2025 as 13h01Por que Inglaterra vai fazer teste de DNA em todos os recém-nascidos
O projeto faz parte de um plano de 10 anos do governo para o serviço público de saúde do país, com o objetivo de aliviar a pressão sobre clínicas, hospitais e profissionais de saúde
21 de Junho de 2025 as 12h56MT tem maior redução de malária do Brasil e casos caem mais de 55%
Estado passou de 438 para 193 registros da doença entre janeiro e abril, segundo dados do Ministério da Saúde
20 de Junho de 2025 as 07h51Cobertura vacinal de diversos imunizantes segue abaixo da meta em MT
Estudo mostra recuperação parcial após crise provocada pela pandemia, mas abandono de doses e disparidades entre municípios ainda preocupam
19 de Junho de 2025 as 08h00MT registra 27 casos de meningite e seis mortes
Entre as vítimas está um bebê de um ano, de Cuiabá, que foi diagnosticado com a forma bacteriana da doença.
17 de Junho de 2025 as 10h09