Alerta
Casos de gripe em MT registram aumento e índice de vacinação entre grupos prioritários é baixo
Saúde | 02 de Junho de 2025 as 10h 31min
Fonte: Secom -MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta a população e as prefeituras para a baixa vacinação contra a influenza, mais conhecida como gripe, entre os grupos prioritários (crianças, idosos e gestantes) e estratégicos.
Segundo dados da SES, a cobertura vacinal do público prioritário está em apenas 26%, tendo sido aplicadas 363.156 doses em Mato Grosso.
A SES orienta que crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos e gestantes compareçam às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para garantir a imunização antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios.
A vacinação contra a gripe tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, além de ajudar a reduzir a sobrecarga dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Precisamos do empenho dos gestores municipais para que a gente possa ampliar de forma substancial a cobertura vacinal em Mato Grosso. Pais, levem seus filhos para vacinar. Idosos, gestantes e pessoas que integram o público elegível, vacinem-se!”, alertou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
Além do grupo prioritário, são elegíveis para a vacinação pessoas dos grupos estratégicos: puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais da força de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.
A SES já distribuiu 1.117.750 doses aos municípios, mas vale ressaltar que a responsabilidade pela aplicação das vacinas é das gestões municipais.
O superintendente de Vigilância em Saúde em substituição, Marcos Roberto Dias, destaca a atuação do Estado na orientação dos municípios para a imunização contra a gripe.
“A vacinação contra a gripe está disponível no SUS para os grupos prioritários e estratégicos. Além de termos distribuído as doses e prestado orientações às gestões municipais, a SES tem divulgado as ações que precisam ser executadas pelos municípios, na medida em que monitora a cobertura vacinal”, informou.
Marcos ainda enfatizou que, no momento, a vacinação não será ampliada para outros públicos em Mato Grosso. “Em conversa com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), nós entendemos que Mato Grosso ainda não tem capacidade para fazer a ampliação da vacinação contra a gripe, pois atingimos muito pouco o nosso público-alvo prioritário e não recebemos 100% das doses ainda”, explicou.
Dados da SES apontam que o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) subiu de 1.085, de janeiro a maio de 2024, para 1.290, de janeiro a 27 de maio de 2025, uma alta de 18%.
Notícias dos Poderes
Medicina é o curso mais disputado no Enem nos últimos 4 anos em MT
Crescente interesse por essas graduações está relacionado à vocação dos candidatos, ao desejo de compreender o sofrimento humano e ao papel social das profissões, segundo professores
17 de Novembro de 2025 as 09h15Programa Fila Zero na Cirurgia realizou 450 mil procedimentos desde 2023
17 de Novembro de 2025 as 08h00Casos de câncer de próstata crescem 23%; médico cita fator idade
Segundo o oncologista Marcos Rezende, a doença é mais frequente em homens com 65 anos ou mais
17 de Novembro de 2025 as 09h25Thaciel Camargo é eleito conselheiro do CRC-MT; Chapa 1 vence com 52% dos votos
14 de Novembro de 2025 as 10h56Novembro Azul: UBS’s abrem em horário estendido para atender a saúde do homem na terça-feira (18)
Os atendimentos precisam ser agendados na UBS de referência do paciente, com antecedência
14 de Novembro de 2025 as 10h43Prefeitura de Sinop lança processo seletivo simplificado para médicos clínicos gerais
13 de Novembro de 2025 as 11h35UCT Sinop convoca população para doações de sangue O negativo
13 de Novembro de 2025 as 11h33Como a creatina saiu da academia e se tornou promessa até para o cérebro
Após consolidar seu papel na performance muscular, a creatina passa a ser estudada como potencial aliada do cérebro, mas evidências atuais estão longe de consenso
13 de Novembro de 2025 as 13h45