Alerta
Casos de gripe em MT registram aumento e índice de vacinação entre grupos prioritários é baixo
Saúde | 02 de Junho de 2025 as 10h 31min
Fonte: Secom -MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta a população e as prefeituras para a baixa vacinação contra a influenza, mais conhecida como gripe, entre os grupos prioritários (crianças, idosos e gestantes) e estratégicos.
Segundo dados da SES, a cobertura vacinal do público prioritário está em apenas 26%, tendo sido aplicadas 363.156 doses em Mato Grosso.
A SES orienta que crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos e gestantes compareçam às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para garantir a imunização antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios.
A vacinação contra a gripe tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, além de ajudar a reduzir a sobrecarga dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Precisamos do empenho dos gestores municipais para que a gente possa ampliar de forma substancial a cobertura vacinal em Mato Grosso. Pais, levem seus filhos para vacinar. Idosos, gestantes e pessoas que integram o público elegível, vacinem-se!”, alertou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
Além do grupo prioritário, são elegíveis para a vacinação pessoas dos grupos estratégicos: puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais da força de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.
A SES já distribuiu 1.117.750 doses aos municípios, mas vale ressaltar que a responsabilidade pela aplicação das vacinas é das gestões municipais.
O superintendente de Vigilância em Saúde em substituição, Marcos Roberto Dias, destaca a atuação do Estado na orientação dos municípios para a imunização contra a gripe.
“A vacinação contra a gripe está disponível no SUS para os grupos prioritários e estratégicos. Além de termos distribuído as doses e prestado orientações às gestões municipais, a SES tem divulgado as ações que precisam ser executadas pelos municípios, na medida em que monitora a cobertura vacinal”, informou.
Marcos ainda enfatizou que, no momento, a vacinação não será ampliada para outros públicos em Mato Grosso. “Em conversa com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), nós entendemos que Mato Grosso ainda não tem capacidade para fazer a ampliação da vacinação contra a gripe, pois atingimos muito pouco o nosso público-alvo prioritário e não recebemos 100% das doses ainda”, explicou.
Dados da SES apontam que o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) subiu de 1.085, de janeiro a maio de 2024, para 1.290, de janeiro a 27 de maio de 2025, uma alta de 18%.
Notícias dos Poderes
Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30