Alerta
Casos de câncer de próstata crescem 23%; médico cita fator idade
Segundo o oncologista Marcos Rezende, a doença é mais frequente em homens com 65 anos ou mais
Saúde | 17 de Novembro de 2025 as 09h 25min
Fonte: Mídia News

Mato Grosso registrou um aumento de 23% nos casos de câncer de próstata entre 2022 e 2024, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O número absoluto de diagnósticos saltou de 522 para 645 neste período.
Contudo, paralelamente ao crescimento da incidência, as mortes causadas pela doença caíram 12%. A SES atribui a redução da mortalidade ao diagnóstico precoce e aos avanços nos tratamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para enfrentar a doença, o estado ampliou a oferta de serviços de diagnóstico e tratamento oncológico por meio da contratualização do Hospital de Câncer de Mato Grosso e do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá.
Essas instituições atuam como Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Além delas, o atendimento especializado também está disponível no Hospital Santo Antônio, em Sinop; no Hospital Regional de Cáceres; e nas Santas Casas de Cuiabá e de Rondonópolis.
Cenário nacional
Em nível nacional, o Ministério da Saúde registrou um aumento de 32% nos atendimentos a homens com até 49 anos para tratar câncer de próstata entre 2020 e 2024. O número de assistências passou de 2,5 mil para 3,3 mil.
Entre os procedimentos realizados pelo SUS no período, a maioria correspondeu a quimioterapia, com participação entre 84% e 85%. Na sequência, aparecem as cirurgias oncológicas, que representaram de 10% a 12% dos procedimentos, e a radioterapia, com 3% a 4%.
Sobre a doença
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele.
A doença afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal responsável por conduzir a urina.
Embora seja mais frequente em homens com 65 anos ou mais, a doença também pode afetar pessoas mais jovens, principalmente quando há histórico na família, os exames devem ser feitos de forma precoce e anualmente.
Em entrevista recente ao MidiaNews, o oncologista clínico Marcos Rezende, professor e especialista pelo Centro de Referência em Câncer A.C. Camargo, em São Paulo, disse que o câncer próstata está muito relacionado à questão da idade.
"Quanto maior a idade, maior o risco de desenvolvimento da doença. Histórico familiar é um fator importante também. Saber se há casos na família já é um sinal de alerta para que o paciente procure ajuda”, afirmou.
De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Urologia, Rezende reforçou a idade indicada para o início do rastreamento.
“Na população masculina em geral, a partir dos 50 anos todo homem deve realizar o exame de toque reto e o PSA. Nos casos em que há alto risco familiar, essa faixa etária pode ser reduzida para 40 e 45 anos”, explicou.
Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem até 90% de chance de cura. A doença é geralmente assintomática em suas fases iniciais, o que reforça a necessidade de exames periódicos.
Entre os possíveis sintomas, estão: dificuldade ou dor ao urinar; sangue na urina; diminuição do jato urinário; e necessidade de urinar com maior frequência, inclusive à noite.
Recomendações para prevenção
Rezende recomenda a adoção de hábitos saudáveis como forma de reduzir o risco de câncer e de outras doenças crônicas.
“Outro ponto que precisamos reforçar é a atividade física e a dieta. A alimentação é fundamental: é importante evitar dietas inflamatórias. Medidas saudáveis ajudam na prevenção. Já dieta inflamatória, sedentarismo, histórico familiar e idade são fatores que aumentam significativamente o risco”, completou o médico.
Manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menor consumo de gordura de origem animal, é uma das medidas.
Outras recomendações incluem: praticar ao menos 30 minutos diários de atividade física; manter o peso adequado; evitar o consumo excessivo de álcool; e não fumar.
Notícias dos Poderes
Medicina é o curso mais disputado no Enem nos últimos 4 anos em MT
Crescente interesse por essas graduações está relacionado à vocação dos candidatos, ao desejo de compreender o sofrimento humano e ao papel social das profissões, segundo professores
17 de Novembro de 2025 as 09h15Programa Fila Zero na Cirurgia realizou 450 mil procedimentos desde 2023
17 de Novembro de 2025 as 08h00Thaciel Camargo é eleito conselheiro do CRC-MT; Chapa 1 vence com 52% dos votos
14 de Novembro de 2025 as 10h56Novembro Azul: UBS’s abrem em horário estendido para atender a saúde do homem na terça-feira (18)
Os atendimentos precisam ser agendados na UBS de referência do paciente, com antecedência
14 de Novembro de 2025 as 10h43Prefeitura de Sinop lança processo seletivo simplificado para médicos clínicos gerais
13 de Novembro de 2025 as 11h35UCT Sinop convoca população para doações de sangue O negativo
13 de Novembro de 2025 as 11h33Como a creatina saiu da academia e se tornou promessa até para o cérebro
Após consolidar seu papel na performance muscular, a creatina passa a ser estudada como potencial aliada do cérebro, mas evidências atuais estão longe de consenso
13 de Novembro de 2025 as 13h45