Imunização
Campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta segunda (1): Confira
Saúde | 27 de Março de 2024 as 13h 48min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a campanha de vacinação contra a gripe inicia na próxima segunda-feira (01), e que neste ano os trabalhos foram antecipados pelo Ministério da Saúde de forma estratégica para atender às particularidades climáticas de cada região. A vacina que será aplicada é trivalente, ou seja, protege contra os três principais vírus em circulação, iniciando a imunização pelos grupos prioritários.
“Essa medida adotada pelo Ministério da Saúde é para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação, ou seja, os grupos prioritários antes do inverno, período em que aumentam os casos de doenças respiratórias”, explicou o coordenador de imunização João Gustavo Breganó.
Em Sinop, a estimativa é imunizar mais de 45 mil pessoas que fazem parte do público alvo da campanha. Até o momento o município recebeu 10.200 doses da vacina. “É extremamente importante que as pessoas contempladas participem, pois a vacina salva vidas e é a melhor estratégia de prevenção contra a influenza. O imunizante possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, e com isso reduz os casos graves da doença, as internações e o número de morte”, enfatizou o coordenador de imunização.
O dia D de vacinação contra gripe e multivacinação será no dia 13 de abril, onde todas as salas de vacinas estarão abertas. A SMS reforça que o município tem ofertado aos sábados sete pontos de vacinação (UBS”s: Maria Vindilina II, Primaveras, Sebastião de Matos, São Francisco e Boa Esperança, e os CIA’s Jacarandás e André Maggi) com atendimento das 7h30 às 16h30, para proporcionar a população um horário diferenciado e com isso aumentar a cobertura vacinal, porém é necessário a participação de todos.
Quem pode se vacinar:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
-
Trabalhador da Saúde;
-
Gestantes;
-
Puérperas;
-
Professores do ensino básico e superior;
-
Povos indígenas;
-
Idosos com 60 anos ou mais de idade;
-
Pessoas em Situação de Rua;
-
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
-
Profissionais das Forças Armadas;
-
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
-
Pessoas com deficiência permanente;
-
Caminhoneiros;
-
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
-
Trabalhadores Portuários;
-
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Notícias dos Poderes
UCT Sinop está com estoque baixo e convoca população para doações de todas as tipagens
17 de Setembro de 2025 as 12h32Pacientes do SUS esperam, em média, mais de um mês além do prazo para diagnóstico e tratamento do câncer
Pacientes levam em média 50 dias para confirmar a doença e 75 para começar a tratar; lei prevê 30 e 60 dias. Norte e Nordeste concentram os maiores atrasos.
16 de Setembro de 2025 as 12h20Após retomada de cirurgias, 44 pacientes integram lista de espera por transplante de rim em MT
Fila estadual substituiu envio de doentes a outros estados; três transplantes foram feitos neste ano em Cuiabá
15 de Setembro de 2025 as 16h11Consumo elevado de ultraprocessados pode aumentar em 41% o risco de câncer de pulmão
Pesquisa com mais de 100 mil pessoas indica associação entre o consumo desses alimentos e maior incidência de tumores, mesmo entre não fumantes
15 de Setembro de 2025 as 08h38Suicídios em Mato Grosso aumentam 256% em uma década
15 de Setembro de 2025 as 07h31Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12