Imunização
Campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta segunda (1): Confira
Saúde | 27 de Março de 2024 as 13h 48min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a campanha de vacinação contra a gripe inicia na próxima segunda-feira (01), e que neste ano os trabalhos foram antecipados pelo Ministério da Saúde de forma estratégica para atender às particularidades climáticas de cada região. A vacina que será aplicada é trivalente, ou seja, protege contra os três principais vírus em circulação, iniciando a imunização pelos grupos prioritários.
“Essa medida adotada pelo Ministério da Saúde é para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação, ou seja, os grupos prioritários antes do inverno, período em que aumentam os casos de doenças respiratórias”, explicou o coordenador de imunização João Gustavo Breganó.
Em Sinop, a estimativa é imunizar mais de 45 mil pessoas que fazem parte do público alvo da campanha. Até o momento o município recebeu 10.200 doses da vacina. “É extremamente importante que as pessoas contempladas participem, pois a vacina salva vidas e é a melhor estratégia de prevenção contra a influenza. O imunizante possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, e com isso reduz os casos graves da doença, as internações e o número de morte”, enfatizou o coordenador de imunização.
O dia D de vacinação contra gripe e multivacinação será no dia 13 de abril, onde todas as salas de vacinas estarão abertas. A SMS reforça que o município tem ofertado aos sábados sete pontos de vacinação (UBS”s: Maria Vindilina II, Primaveras, Sebastião de Matos, São Francisco e Boa Esperança, e os CIA’s Jacarandás e André Maggi) com atendimento das 7h30 às 16h30, para proporcionar a população um horário diferenciado e com isso aumentar a cobertura vacinal, porém é necessário a participação de todos.
Quem pode se vacinar:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
-
Trabalhador da Saúde;
-
Gestantes;
-
Puérperas;
-
Professores do ensino básico e superior;
-
Povos indígenas;
-
Idosos com 60 anos ou mais de idade;
-
Pessoas em Situação de Rua;
-
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
-
Profissionais das Forças Armadas;
-
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
-
Pessoas com deficiência permanente;
-
Caminhoneiros;
-
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
-
Trabalhadores Portuários;
-
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Notícias dos Poderes
UBS’s de Sinop funcionarão em ponto facultativo para reforçar atendimento à população
30 de Abril de 2025 as 14h13Mato Grosso é o estado com mais casos de Hanseníase do país e segunda menor taxa de cura
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos
28 de Abril de 2025 as 08h17Atendimento a bebês prematuros cresce 24% nos Bancos de Leite Humano de MT
Secretaria de Estado de Saúde também registrou aumento no total de mães doadoras e da quantidade de leite humano coletado
28 de Abril de 2025 as 07h42Anvisa aprova 1º tratamento que promete retardar Alzheimer
Kisunla, da Eli Lilly, promove a remoção das placas amiloides no cérebro, desacelerando o avanço da doença
24 de Abril de 2025 as 08h02Pílula anticoncepcional masculina entra em testes clínicos pela 1ª vez
O medicamento não é hormonal e, em estudo feito com animais, não apresentou efeitos colaterais
24 de Abril de 2025 as 07h00UPA registra mais de 1.200 atendimentos durante feriado prolongado
23 de Abril de 2025 as 14h28Governo de MT assina contrato com Einstein para gestão do Hospital Central
Mato Grosso será o quarto estado do Brasil a ter um hospital público gerido pelo Hospital Israelita Albert Einstein
23 de Abril de 2025 as 07h41A psicologia por trás do fascínio de crianças com Minecraft
Jogo em que pessoas têm liberdade para construir coisas é o mais vendido do mundo e até se tornou filme no cinema
22 de Abril de 2025 as 07h15