Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 26 de Agosto de 2025

Menu

Focos de calor

Brasil tem menor número de queimadas em 12 anos; MT registra queda de 69%

Queda é atribuída a fim do El Niño e a ações de prevenção governamentais, que ampliaram brigadistas e equipamentos

Saúde | 26 de Agosto de 2025 as 07h 23min
Fonte: PNB Online

Foto: Divulgação

O número de focos de queimadas em Mato Grosso caiu 69% entre 1º de janeiro e 24 de agosto de 2025 em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Foram 6.137 registros neste ano, contra 20.225 em 2024, quando o estado enfrentou uma das piores temporadas de fogo da última década.

A redução acompanha a tendência nacional. O Brasil contabilizou cerca de 30 mil focos de incêndio florestal até 7 de agosto, o menor número para o período desde 2013. A queda foi mais expressiva no Pantanal, que passou de 6,6 mil ocorrências para apenas 126, e na Amazônia, que caiu de 30 mil para 7 mil.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o recuo se explica por dois fatores: o fim do fenômeno climático El Niño, que agravou a seca em 2024, e a adoção de uma série de medidas de prevenção e combate. Entre elas estão o aumento do efetivo de brigadistas federais, que chegou a 4.385 neste ano, o maior da história, a compra de 11 helicópteros para operações do Ibama e investimentos de R$ 370 milhões em corpos de bombeiros da Amazônia Legal com recursos do Fundo Amazônia.

“Estamos muito mais preparados, tanto na prevenção quanto no combate”, disse o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. A ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) afirmou que o Brasil “tem buscado liderar pelo exemplo” e destacou a importância da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, criada em 2024, para reduzir os riscos de incêndios florestais.