Conheça os vencedores
Boas práticas de vacinação em MT são reconhecidas em premiações nacionais
Estado foi o único da região Centro-Oeste a conquistar Prêmio Menção Honrosa, promovido pelo Conasems e pela Opas
Saúde | 27 de Novembro de 2024 as 15h 44min
Fonte: Thaís Fávaro - SES-MT
Mato Grosso é destaque nacional pelo desempenho de boas práticas voltadas para o aumento da cobertura vacinal da população. Com programas como o Imuniza Mais MT, que incentiva e premia os municípios que se destacam na vacinação da população, o Estado foi o único da região Centro-Oeste a conquistar o Prêmio Menção Honrosa, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com três municípios vencedores: Sinop, Apiacás e Lucas do Rio Verde.
Além disso, o Estado conquistou cinco dos 68 prêmios entregues na 19ª Edição da Mostra Brasil “Aqui tem SUS”, promovida pelo Conasems. Foram entregues três prêmios para o município de Paranaíta, um para Sinop e um para Itiquira.
Já na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, também promovida pelo Conasems, o município de Tangará da Serra foi premiado. Todas as premiações ocorreram neste mês de novembro.
“O incentivo do Governo de Mato Grosso à cobertura vacinal dos municípios, através de programas como o Imuniza Mais MT, tem sido de grande importância para aumentarmos a cobertura vacinal da população, garantindo assim mais segurança para os mato-grossenses contra diversas doenças infecciosas”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Flávio Alexandre dos Santos, participou da cerimônia do ImunizaSUS e aproveitou para parabenizar os municípios vencedores.
“Esta premiação visa dar destaque às ações de imunização que ocorrem em todo o Brasil e, nesta edição, Mato Grosso participou com nove trabalhos, trazendo as experiências exitosas de Mato Grosso na Imunização. Aproveito também para parabenizar os municípios que foram premiados na semana passada na edição da Mostra Brasil, aqui tem SUS, onde Paranaíta, Sinop e Itiquira foram premiados, sendo destaques no cenário nacional”, declarou o presidente.
Entenda as categorias
• Na 19ª Edição da Mostra Brasil “Aqui tem SUS”, os premiados foram:
Paranaíta
- IdeiaSUS Fiocruz e SUS – com o trabalho: O SUS acontece onde a união prospera (Andréia Fabiana dos Reis);
- Prêmio Conasems premiação geral região Centro Oeste – com o trabalho: O SUS acontece onde a união prospera (Andréia Fabiana dos Reis);
- Prêmio Conasems premiação geral para municípios com até 20 mil habitantes – com o trabalho: Parceiros Pra Valer: saúde e educação promovendo a cobertura vacinal em Paranaíta (Huelen Lima Brawers);
Sinop
- Prêmio Conasems, premiação geral – equipes de trabalho da gestão dos municípios e do Distrito Federal com o trabalho: O impacto da articulação entre Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica na mortalidade infantil.
Itiquira
- Webdocs Brasil, Aqui Tem SUS – com o trabalho: Saúde mental, o Caps em um cenário incomum.
• Na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, premiação também promovida pelo Conasems, os ganhadores foram:
Prêmio Conasems – matéria jornalística: escrita e publicação em edição especial exclusiva da II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS
Tangará da Serra
Experiência: Busca ativa vacinal escolar urbana e rural como ferramenta para ampliar a imunização de um município de médio porte do estado de Mato Grosso (Juliana Herrero da Silva).
• Prêmio Menção Honrosa Conasems & Opas/OMS – região Centro-Oeste:
Sinop
Experiência: Vacina BCG nas maternidades: uma estratégia implantada no município de Sinop-MT (Sirlei Rodrigues de Castilho)
Apiacás
Experiência: O avanço da cobertura vacinal nos últimos 10 anos em Apiacás-MT- estratégias de sucesso (Fabiana Patrícia Leocádio Soares Pessoa)
Lucas do Rio Verde
Experiência: O Monitoramento Rápido de Vacinação como ferramenta para a busca ativa de não vacinados em Lucas do Rio Verde/MT (Cláudia Regina Engelmann)
Notícias dos Poderes
Governo de MT publica convocação de 70 profissionais classificados no concurso público da SES
Convocações podem ser conferidas nas publicações do Diário Oficial de quarta e sexta-feira (15 e 17.01)
17 de Janeiro de 2025 as 12h34Mato Grosso lidera casos de hanseníase no Brasil; saiba como prevenir
Médico dermatologista ressalta que doença tem tratamento e cura
17 de Janeiro de 2025 as 08h32Sindicato dá prazo de 72h para Hospital quitar dívidas trabalhistas
Profissionais de enfermagem estão com os salários atrasados e benefícios pendentes
16 de Janeiro de 2025 as 18h02Risco de doenças cresce após fortes chuvas; SES alerta para cuidados
Além do risco de acidentes com animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e cobras, o contato com a água contaminada aumenta a chance de transmissão de doenças graves
16 de Janeiro de 2025 as 08h21Inscrições para o Seletivo da Saúde encerrarão na próxima terça, 21
As vagas são para formação escolar de níveis fundamental, médio e superior e os salários variam entre R$1.743,24 e R$8.561,56
14 de Janeiro de 2025 as 17h44Casos de chikungunya aumentam em MT e SES alerta para prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti
13 de Janeiro de 2025 as 07h10Casos de dengue em 2024 passam de 6,4 milhões; mortes somam 5,9 mil
O coeficiente de incidência da dengue, até o dia 28 de dezembro, era de 3.193,5 casos para cada 100 mil habitantes
03 de Janeiro de 2025 as 15h05Construções dos quatro novos Hospitais Regionais avançaram em 2024; veja status
Obra que mais evoluiu no último ano foi a de Alta Floresta, que saiu de 33% para 80%, um avanço de quase 50% na edificação
03 de Janeiro de 2025 as 09h31