Saúde
Bertúlio pede demissão e Taques já escolhe novo secretário
Saúde | 06 de Outubro de 2015 as 08h 30min
Fonte: Midia News

O secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio, entregou na manhã desta segunda-feira (5) sua carta de demissão ao governador Pedro Taques (PSDB).
Ele alegou motivos particulares para deixar o cargo. Na carta, ele disse "sentir orgulho" de ter participado do gestão.
Taques já definiu seu substituto: trata-se do médico Eduardo Bermudez, que integra o Movimento Brasil Competitivo e está há quatro meses trabalhando em um novo modelo de gestão para o setor de Saúde no Estado.
O ato de nomeação do novo secretário será publicano no Diário Oficial, que circula nesta terça-feira.
Bermudez tem 55 anos, é natural do Rio de Janeiro e graduado em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas (RS). Ele é ex-membro titular do Conselho Nacional de Saúde e assessor técnico e parlamentar da Confederação Nacional de Saúde.
Ele também já foi diretor e secretário municipal de Saúde de Foz do Iguaçú (PR) e diretor administrativo e técnico de hospitais de grande porte no Distrito Federal (DF).
Nos bastidores, a saída de Bertúlio da secretaria já era dada como certa. A expectativa é que ele fosse substituído até o final do ano.
Apesar de conhecimento acadêmico, ele não teria se adequado ao ritmo e às demandas da pasta.
Segundo nota do Gabinete de Comunicação (GCom), Taques agradeceu o empenho de Bertúlio, que "coordenou ações com um dos maiores orçamentos anuais do governo, da ordem de R$ 1,5 bilhão".
Decreto
Em comunicado, o Palácio Paiaguás informou que o governador assinou, nesta segunda-feira, um decreto para a criação de um conselho que acompanhará a execução do acordo de resultados no setor.
"O documento prevê que, para assegurar a execução prioritária de todas as ações da área, os secretários de Estado de Planejamento, de Fazenda, de Gestão e do Gabinete de Assuntos Estratégicos deverão definir regras, procedimentos e rotinas no âmbito das respectivas pastas para favorecer o atendimento preferencial das demandas originadas da Saúde", diz a nota.
O decreto também autoriza o atendimento das ações de Saúde por meio da celebração de termos de cooperação, convênios ou outras formas de parceria “voluntária ou não, financeira ou não financeira, entre os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, entre o Poder Executivo e outros Poderes, ou entre entes federativos.
Notícias dos Poderes
Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31SES promove campanha de conscientização sobre doação de órgãos
A Secretaria de Estado de Saúde capacita funcionários de hospitais notificadores e promove ações de divulgação no mês de setembro para aumentar a captação de órgãos em MT
09 de Setembro de 2025 as 15h45Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
Inspeção sanitária revelou condições insalubres de higiene na produção
09 de Setembro de 2025 as 07h45Atendimentos no novo CEM são iniciados nesta segunda-feira (08) em Sinop
08 de Setembro de 2025 as 15h24SES realiza seminário para discutir a reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Com o intuito de debater os novos indicadores de qualidade e critérios de financiamento, evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
08 de Setembro de 2025 as 07h38