Saúde
Anvisa determina recolhimento do remédio losartana
Produtos devem ser retirados das farmácias em até 120 dias
Saúde | 23 de Junho de 2022 as 14h 21min
Fonte: Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, hoje (23), a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana, que é um anti-hipertensivo e um dos remédios para insuficiência cardíaca mais utilizado no Brasil. Segundo a agência, a decisão foi tomada em razão da presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável.
O prazo máximo regulamentar para conclusão do recolhimento dos produtos das farmácias é de até 120 dias, contados a partir de hoje, data da publicação da resolução, para a qual a Anvisa avaliou o impacto no mercado brasileiro e a necessidade de continuidade dos tratamentos.
A Anvisa orienta que pessoas que utilizam o remédio não devem interromper o seu tratamento. Acrescentou que a hipertensão e insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente pelo médico que acompanha o paciente. Deixar de tomar o remédio pode trazer riscos para a saúde.
“A medida preventiva foi adotada após a evolução do conhecimento sobre as impurezas e ela serve para adequar os produtos usados no Brasil aos limites técnicos previstos para a presença deste contaminante”, explicou a Anvisa.
Lotes afetados em uso
Nos casos de pessoas que estejam usando lotes afetados do medicamento, a orientação da Anvisa é continuar o tratamento e conversar com o médico em caso de dúvida ou necessidade de orientação. Os pacientes podem, ainda, entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório para se informar sobre a troca do remédio por um lote que não tenha sido afetado pelo recolhimento ou interdição. Os meios para contato com as empresas estão disponíveis na embalagem e bula dos produtos.
Por meio de nota, a Anvisa esclareceu que, desde a descoberta da possibilidade de presença do “azido” na losartana, em setembro de 2021, vem adotando medidas para garantir que os medicamentos disponíveis para a população brasileira estejam dentro dos padrões de qualidade.
A Anvisa notificou os detentores de registro desses remédios para apresentarem os resultados da avaliação sobre a existência dessa impureza em seus produtos.
Notícias dos Poderes
UTIs de MT voltam a lotar e 91% dos pacientes não tomaram todas as doses da vacina
Dos 101 pacientes que estão internados pela Covid-19, em UTIs de Mato Grosso, 92 não tomaram todas as doses da vacina
28 de Junho de 2022 as 10h33Vacina contra gripe será disponibilizada para público geral a partir de amanhã
24 de Junho de 2022 as 14h24Nova cepa da dengue é identificada em Mato Grosso
Nova linhagem do vírus, a cosmopolita, foi descoberta após uma pesquisa realizada pela Fiocruz
23 de Junho de 2022 as 11h27‘‘Rasgaram minhas partes íntimas’’, diz jovem que acusa suposta violência obstétrica no HRS
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso instaurou sindicância para apurar a denúncia
22 de Junho de 2022 as 10h15Liberado novo reforço contra Covid-19 para pessoas acima de 40 anos
21 de Junho de 2022 as 10h20Testes rápidos contra Covid-19 são ofertados nos postos de saúde em Sinop
20 de Junho de 2022 as 16h42Confira programação de vacinação deste sábado em Sinop
18 de Junho de 2022 as 11h20Filha mostra 1ª dama caminhando em hospital; recuperação vai bem
Virgínia Mendes retirou um tumor no pâncreas na última segunda-feira
16 de Junho de 2022 as 17h53