Agendamento
Agendamentos liberados para crianças de 05 a 11 anos com comorbidades
Estão sendo ofertadas 930 vagas
Saúde | 18 de Janeiro de 2022 as 08h 38min
Fonte: Assessoria

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, liberou o agendamento para vacinação contra Covid-19 em crianças com idades entre 5 a 11 anos e que apresentem algum tipo de deficiência permanente ou comorbidades. O agendamento pode ser feito no link: https://vacina.sinop.mt.gov.br/ . A princípio, serão ofertadas 930 vagas, correspondente a quantidade de doses recebidas nesta primeira remessa. A primeira data disponível é quarta-feira (19), às 8h.
Neste momento, apenas a UBS Paraíso será ponto de vacinação para este público. A unidade, que já é usada exclusivamente para vacinação contra Covid-19, está sendo organizada e terá uma segunda entrada (lateral), específica para o público infantil, isolada da área de atendimento aos demais públicos (12 anos acima), seguindo a orientação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A definição do público segue o recomendado na nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde. São comorbidades relacionadas no Plano Nacional de Imunização: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente; Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas; Doença renal crônica; Imunocomprometidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de down; Cirrose hepática.
Conforme a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MT), o público geral estimado para vacinação entre 5 a 11 anos, em Sinop, é de 15.643 pessoas.
Diferenças na vacinação para crianças:
• A vacina contra Covid-19 não pode ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, precisando respeitar um intervalo de 15 dias.
• A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas). O intervalo entre as doses é de oito semanas. O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos.
• A tampa do frasco da vacina é na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.
• A vacinação de crianças desta faixa etária ocorrerá com o acompanhamento de pais ou responsáveis. Para fins de registro, deverá ser exigido um documento oficial de identificação da criança;
- É importante apresentação de algum documento que comprove a comorbidade (diferente da vacinação do adulto, o documento não será retido).
Notícias dos Poderes
Acidentes domésticos com crianças crescem 21% nas férias de julho
Dados referem-se a atendimentos no SUS, no período de 2023 e 2024
03 de Julho de 2025 as 07h10Vacina contra meningite muda para proteger mais os bebês de 12 meses
Substituição da vacina indicada para essa faixa etária faz parte das ações nacionais para o enfrentamento à meningite bacteriana
02 de Julho de 2025 as 16h18Ministério da Saúde altera fluxo de atendimento do CRASM a partir de hoje (01/07/2025), veja como será
01 de Julho de 2025 as 17h14Vacina contra gripe está liberada, a partir de hoje (01), para toda população acima de 6 meses
01 de Julho de 2025 as 09h47Vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos a partir desta terça-feira (1º)
Todos os mato-grossenses devem procurar os postos de saúde para se vacinarem contra a influenza
30 de Junho de 2025 as 12h48Horário estendido da UCT é sucesso e conquista mais de 40 doações em 5h
Pela primeira vez a unidade foi aberta para atender a demanda da população, no final de semana
30 de Junho de 2025 as 11h20