Escândalo cooperativo
Acordo entre Unimed e Oncomed levanta suspeitas sobre favorecimento e conflito de interesses
Saúde | 02 de Maio de 2025 as 13h 58min
Fonte: Estadão Mato Grosso

O Estadão Mato Grosso teve acesso a documentos que apontam possíveis irregularidades na relação entre a Unimed Cuiabá e a clínica Oncomed, envolvendo acordos milionários, atuação simultânea de advogados para ambas as partes e decisões administrativas que podem ter gerado prejuízos à cooperativa.
O caso surge no contexto de questionamentos levantados pelo Instituto Brasil Cooperativo, que apontou a inclusão indevida de aproximadamente R$ 185 milhões no balanço de 2022 da Unimed Cuiabá. Segundo a entidade, parte desse montante teria beneficiado prestadores de serviços ligados a dirigentes da cooperativa.
Entre os documentos analisados, está um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado no Ministério Público do Estado de Mato Grosso entre a Unimed e a Oncomed. O mais incomum é que a minuta do TAC foi elaborada por Paulo Brescovici — advogado da Oncomed, que também atuava junto ao Conselho de Administração da Unimed. O documento também teve a participação dos advogados da Unimed, Joaquim Spadoni e Jorge Jaudy.
O TAC decorre de uma denúncia feita por uma associação de pacientes com câncer contra a Unimed, e não pela Oncomed. Ainda assim, a clínica foi incluída como parte anuente no acordo, recebendo garantias como pagamento de passivos, vedação de descredenciamento e continuidade de atendimentos, mesmo sem contrato vigente.
Ata notarial obtida pela reportagem mostra que os advogados envolvidos tratavam com reservas sobre a inclusão de valores no TAC, sob o argumento de que “envolviam questões privadas” — embora o acordo tenha natureza pública.
Outro ponto que chama atenção é que, mesmo após decisão judicial favorável à Unimed em uma ação movida pela Oncomed — que cobrava diferenças contratuais baseadas em uma política de teto de faturamento (target price) — a cooperativa firmou um acordo devolvendo os valores à clínica. Nenhum outro prestador da Unimed recebeu tratamento similar, segundo relatos internos.
A reportagem também verificou que médicos da Oncomed ocupam cargos estratégicos na atual gestão da Unimed Cuiabá. O oncologista Victor Sano Garcia é diretor de Mercado, e Aguiar Farina preside o Conselho de Administração.
Diante da gravidade dos fatos, membros da própria Unimed informaram que tomarão providências.
Notícias dos Poderes
Caminhões com eixos suspensos vão passar por conferência
Modalidade autorizada pela ANTT leva em consideração informações do MDF-e
02 de Maio de 2025 as 18h57PF investiga movimentação de R$ 2 bilhões de lobista de MT envolvido em venda de sentenças
02 de Maio de 2025 as 14h10Empreendedoras de Sinop apostam no mercado da ‘fofura’
Itens de papelaria que conquistam pelo designe e diversão são o foco desse novo negócio
02 de Maio de 2025 as 13h11Fim de semana será de calor com risco de temporal em MT, alerta Inmet
02 de Maio de 2025 as 11h27Idoso toma Tadalafila, sofre mal súbito e morre durante festa de santo no interior de MT
Segundo um amigo da vítima, idoso tinha marca-passo e tomou remédio para disfunção erétil antes de ir par ao evento
02 de Maio de 2025 as 11h09Maluf propõe seminário sobre políticas públicas para infância e adolescência
A iniciativa considerou os resultados de levantamento referente à Fiscalização Nacional Coordenada Projeto Infância Segura
02 de Maio de 2025 as 11h03TJ nega manobra de empresa para 'grilar' parque em MT
Organização tenta ficar com áreas no extremo norte
02 de Maio de 2025 as 08h54Armas, lobby e assassinato: a investigação sobre corrupção no STJ
PF já chegou às primeiras provas de pagamento de propina a um assessor do tribunal e revelou movimentação financeira bilionária
02 de Maio de 2025 as 10h47