Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Prevenção

Ação leva exames de mamografia e coleta de preventivo gratuitamente

A ação, que será no bairro Sebastião de Matos nesta terça (08), quarta (09) e quinta-feira (10)

Saúde | 07 de Agosto de 2023 as 11h 41min
Fonte: Assecom

Foto: Assecom

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, estará realizando, nesta terça (08), quarta (09) e quinta-feira (10), exames de mamografia e coleta de preventivos (Papanicolau) por meio da carreta de amor. A ação, que será no bairro Sebastião de Matos, tem como objetivo trabalhar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e, também, do câncer de colo de útero. 

Serão três dias de atendimento livre demanda, sem necessidade de agendamento, que irão ocorrer das 7h às 17h. Serão ofertados por dia, 50 exames de mamografias, sem pausa para almoço, para mulheres com idades entre 40 a 69 anos. Para menores de 40 anos, ou que tenham realizado o exame há menos de um ano, nestes casos, é necessário encaminhamento médico. Os resultados estarão disponíveis no prazo de 30 a 40 dias, para serem retirados no Hospital de Amor. 

Com relação a Coleta de preventivo, também serão 50 procedimentos por dia, divididos entre manhã e tarde, com pausa para o almoço. Toda mulher que tenha uma vida sexual ativa pode realizar o exame. Os resultados podem ser retirados no Hospital de Amor, no prazo de 60 a 90 dias. 

“Essa ação visa ampliar a oferta de atendimento de saúde para as mulheres do município, possibilitando desta forma a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de Colo Uterino”, explicou Daniela Galhardo, secretária de Saúde.