Combate a dengue
60 caçambas com lixo já foram recolhidas em mutirão de combate à dengue
A ação conta com visitas dos agentes de endemias, que passam por cada residência orientando e fiscalizando os quintais
Saúde | 13 de Abril de 2023 as 11h 07min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

O mutirão de combate à dengue deste ano, que teve início no dia 2 de março e já percorreu 11 bairros, tem como tema “Seja um agente em sua casa”, para convocar a população a participar do processo de combate ao mosquito causador da doença. A ação conta com visitas dos agentes de endemias, que passam por cada residência orientando e fiscalizando os quintais, para identificar locais com maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti.
Quando o agente passa pela casa, orienta o morador a fazer uma limpeza do quintal e colocar na frente da residência todo aquele lixo que não consegue ser descartado como lixo doméstico. É quando entra em ação a secretaria de obras, que passa com os maquinários recolhendo tudo. Em 43 dias já somam 60 caçambas com lixo recolhidas.
Os trabalhos já passaram pelos bairros: Sebastião de Matos, Sabrina II e I, Bom Jardim, Menino Jesus, São Cristóvão, Primaveras, Parque das Araras, Jardim Jequitibás, Violetas e Palmeiras, onde foram visitados mais de 8,7 mil imóveis, encontrados aproximadamente 1,6 mil focos do mosquito e 1 notificação aplicada até o momento.
No primeiro trimestre de 2023, de acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica do município, já foram 735 notificações de dengue registradas, deste total, foram confirmados 82 casos da doença. Para combater o mosquito e reduzir os dados, os trabalhos seguem sendo realizados. Os próximos bairros que irão receber o mutirão são: Jardim Imperial, Bairro Boa Esperança, Residencial Daury Riva e Residencial Gente Feliz I e II. Os trabalhos seguem até o dia 28 de abril, em parceria com a Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.
Notícias dos Poderes
Pacientes do SUS esperam, em média, mais de um mês além do prazo para diagnóstico e tratamento do câncer
Pacientes levam em média 50 dias para confirmar a doença e 75 para começar a tratar; lei prevê 30 e 60 dias. Norte e Nordeste concentram os maiores atrasos.
16 de Setembro de 2025 as 12h20Após retomada de cirurgias, 44 pacientes integram lista de espera por transplante de rim em MT
Fila estadual substituiu envio de doentes a outros estados; três transplantes foram feitos neste ano em Cuiabá
15 de Setembro de 2025 as 16h11Consumo elevado de ultraprocessados pode aumentar em 41% o risco de câncer de pulmão
Pesquisa com mais de 100 mil pessoas indica associação entre o consumo desses alimentos e maior incidência de tumores, mesmo entre não fumantes
15 de Setembro de 2025 as 08h38Suicídios em Mato Grosso aumentam 256% em uma década
15 de Setembro de 2025 as 07h31Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31