Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 17 de Julho de 2024

Menu

ILPF

Workshop mostra resultados do uso de consórcios em sistemas produtivos

Rural | 22 de Maio de 2024 as 15h 30min
Fonte: Gabriel Faria - Embrapa Agrossilvipastoril

Foto: CAT Sorriso

Os ganhos obtidos na produção de soja, o acúmulo de carbono no solo e a ciclagem de nutrientes geradas pelo uso de diferentes consórcios de segunda safra são alguns dos resultados que serão apresentados durante o Workshop de Integração Lavoura-Pecuária que a Embrapa Agrossilvipastoril sediará nesta quinta e sexta-feira, em Sinop (MT).

O evento é promovido pelo Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso), por meio do projeto Cultivando Vida Sustentável, pela UFMT, Fazenda Santana e Embrapa e marca o encerramento de um projeto de pesquisa e transferência de tecnologia realizado nas últimas três safras com financiamento do REM Mato Grosso.

O projeto reuniu pesquisadores da Embrapa e da UFMT em avaliações multidisciplinares sobre o uso de diferentes consórcios na segunda safra em sistema agrícola de plantio direto de soja e em sistema de integração lavoura-pecuária de ciclo anual. As atividades de pesquisa foram realizadas na Fazenda Santana, em Sorriso, e na Embrapa Agrossilvipastoril. Também foram capacitados grupos de técnicos em Nova Mutum e em Feliz Natal.

O Workshop terá programação no auditório e uma visita técnica a campo, onde os participantes poderão ver na prática alguns dos consórcios abordados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma antecipada pelo site catsorriso.org.br. As vagas são limitadas. Não serão feitas inscrições na hora.

O evento também poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal da Embrapa no Youtube.

 

Programação

O primeiro dia do workshop terá a programação voltada para os consórcios usados para produção de palhada para o sistema de plantio direto da soja. Serão abordados resultados relacionados ao volume de palha, química, física e microbiologia do solo, carbono e perfil estrutural do solo, incidência de nematoides, doenças e pragas, bem como qualidade dos grãos e resultados financeiros.

No fim da tarde de quinta-feira ocorrerá a visita técnica, na vitrine de tecnologias da Embrapa Agrossilvipastoril.

Na sexta-feira, dia 24, a programação no auditório será retomada pela manhã com apresentação de resultados e discussões sobre o desempenho dos consórcios focados na integração lavoura-pecuária. Serão abordados resultados zootécnicos, atributos químicos, físicos e microbiológicos do solo, sanidade da soja e indicadores econômicos.

Para finalizar a programação, haverá um painel com discussão sobre dois estudos de casos de ILP na região médio-norte de Mato Grosso.

 

Parcerias

O Workshop de integração lavoura-pecuária conta com parceria com a Rede ILPF, consultoria Simbiagro e Laboratório Solos & Plantas. Conta também com apoio do IDH, da Bioma e da Soesp.

Confira os consórcios que serão apresentados:

Consórcios de SPD

Milho + Brachiaria ruziziensis

Milho + Brachiaria ruziziensis + C. spectabilis

Sorgo granífero BRS 373 + Estilosantes Bela

Brachiaria ruziziensis + C. spectabilis

Sorgo BSR Ponta Negra + C. spectabilis

Brachiaria ruziziensis + Gergelim + C. spectabilis + Niger + Nabo forrageiro + Trigo mourisco

 

Consórcios de ILP

Brachiaria brizantha cv. Piatã + feijão caupi

Piatã + Sorgo pastejo

Piatã + Nabo forrageiro

Piatã + Guandu Iapar 43 + Trigo mourisco + Girassol

Piatã + Coracana + Guandu  + Estilosantes Bela + Trigo mourisco + Nabo forrageiro