Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 23 de Fevereiro de 2024

Menu

Agro news

Valor Bruto da Produção de leite em Mato Grosso será menor e estimado em R$ 780 milhões

O resultado é reflexo da queda de 0,18% na projeção da produção de leite no estado

Rural | 18 de Janeiro de 2024 as 12h 32min
Fonte: O documento

Foto: Divulgação

 A primeira estimativa do Valor Bruto da Produção (VBP) das principais cadeias agropecuárias de Mato Grosso para 2024. No setor lácteo, o VBP teve ajuste negativo de 0,11% ante 2023, ficando estimado em R$ 780,52 milhões para 2024.

O resultado é reflexo da queda de 0,18% na projeção da produção de leite no estado, a qual é atribuída, em grande parte, às condições climáticas adversas ocasionadas pelo El Niño, somada ao desestímulo dos produtores com a atividade, diante da baixa precificação do leite ao longo de 2023.

Por outro lado, nessa primeira estimativa, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) projeta que a cotação do leite deverá apresentar leve ajuste positivo ante a média do ano passado.

O movimento é devido à expectativa de desaceleração nas importações de produtos lácteos em 2024, dadas as projeções de aumento nos preços internacionais, bem como ações governamentais para reduzir a atratividade das compras externas pelo Brasil.