Agro news
Suspensão de tributos para construção de silos pode sair do papel em 2024
Rural | 13 de Janeiro de 2024 as 16h 29min
Fonte: O documento

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou em outubro do ano passado um projeto de lei que propõe a suspensão da cobrança de tributos federais, por um período de cinco anos, para a construção de silos destinados ao armazenamento de produtos agrícolas.
A proposta, denominada Regime Especial Tributário dos Silos (Resilos), abrange a isenção dos seguintes tributos: Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto de Importação, CSLL, Cofins e PIS/Pasep. O projeto, de autoria do ex-deputado Gustavo Fruet (PR), foi apresentado como PL 2069/21.
O texto aprovado foi uma versão modificada pelo relator, deputado Tião Medeiros, que também estipula que os fabricantes de equipamentos usados na construção de silos terão direito a créditos tributários relacionados às matérias-primas e materiais de embalagem utilizados na produção desses equipamentos.
O projeto visa abordar o problema da escassez de capacidade de armazenagem no Brasil, uma questão que tem afetado o desenvolvimento do setor agropecuário do país.
A falta de infraestrutura de armazenagem tem sido particularmente prejudicial, com 61% dos produtores rurais em todo o Brasil relatando a ausência de instalações de armazenagem em suas propriedades, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Esalq-Log (USP) em nome da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O objetivo subjacente do projeto é aumentar a capacidade de estocagem de produtos agrícolas, especialmente grãos, e reduzir as perdas pós-colheita, que representam 45,52% do total de perdas no país, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O projeto segue agora em 2024 para análise nas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados e a expectativa é de que seja aprovado ainda no primeir0 semestre.
Notícias dos Poderes
Governo publica MP que abre crédito de R$ 12 bilhões para renegociação de dívidas rurais
Ainda falta a regulamentação das linhas de crédito, que deve ser votada nesta semana pelo Conselho Monetário Nacional (CMN)
18 de Setembro de 2025 as 11h16Justiça de Mato Grosso suspende execução de dívidas do Grupo Safras
Um novo interventor judicial para administrar o conglomerado, enquanto é realizado um laudo pericial sobre a sua situação financeira
18 de Setembro de 2025 as 08h12Exportação de carne bovina aos EUA deve cair 22% em setembro
Antes do tarifaço americano, Brasil vendia cerca de 30 mil toneladas mensais aos Estados Unidos
18 de Setembro de 2025 as 09h11Mato Grosso finaliza colheita da 2ª safra de milho com recorde de produção
Resultado reforça papel do agronegócio mato-grossense no abastecimento nacional e global
18 de Setembro de 2025 as 08h36Porto do Açu realiza primeira exportação de carga agrícola de MT
17 de Setembro de 2025 as 11h27Indústrias elevam estimativa de processamento de soja em 2025
17 de Setembro de 2025 as 10h24Fórum da Aprosoja MT reúne produtores e especialistas para discutir crédito e endividamento no campo
Produtores debatem soluções para crédito e endividamento no agronegócio de MT
16 de Setembro de 2025 as 09h37Agropecuária pressiona desmatamento na Amazônia e MT perde 26% de vegetação nativa, diz MapBiomas
O estudo levou em consideração as últimas quatro décadas. Atualmente, Mato Grosso preserva 62% da vegetação nativa
16 de Setembro de 2025 as 07h45