Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 22 de Setembro de 2025

Menu

Destaque nacional

Sorriso volta ao topo e se torna o maior produtor nacional de pintado e surubim, aponta IBGE

Após uma década, município retoma a liderança na aquicultura em Mato Grosso e se destaca como maior produtor nacional de espécies nobres como pintado e surubim

Rural | 22 de Setembro de 2025 as 10h 58min
Fonte: Unica News

Foto: Divulgação

Uma mudança significativa ocorreu na piscicultura de Mato Grosso em 2024, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do IBGE.

O município de Sorriso, conhecido como capital do agronegócio, demonstrou sua força na diversificação e, após 10 anos, retomou à liderança na produção de peixes no estado, com um crescimento impressionante de 96,3%.

A produção do município alcançou 6,9 mil toneladas de peixes, um acréscimo de mais de 3,3 mil toneladas em um único ano.

O resultado coloca Sorriso não apenas na liderança estadual, mas também o consolida como o maior produtor nacional de espécies nobres como pintado, cachara, cachapira e surubim.

Os dados mostram o potencial e a diversificação da agropecuária mato-grossense, que vai muito além do gado bovino e da produção de grãos. O estado, em geral, apresentou um crescimento de 8,1% na produção de peixes em 2024, totalizando 41,6 mil toneladas.

Outro município que merece destaque é Alto Paraguai, que se firmou como o maior produtor nacional de tambacu e tambatinga. O sucesso da aquicultura no estado reflete um setor em ascensão, com valor de produção que superou os R$ 480 milhões em 2024.