Levantamento
Rally da Safra retorna ao Mato Grosso para avaliar lavouras médias e tardias
Excesso de umidade pode gerar descontos na entrega da soja, porém produção deve alcançar recorde
Rural | 04 de Fevereiro de 2025 as 16h 05min
Fonte: Ana Carolina Silveira - Assessoria Rally da Safra

Após percorrer o Oeste e Médio Norte do Mato Grosso, o Rally da Safra retoma a avaliação das lavouras de soja no estado a partir de 03 de fevereiro, percorrendo as regiões do Médio Norte, Norte, Oeste e Leste. “Estamos diante de lavouras com excelente potencial produtivo que serão colhidas com bastante umidade. Além do desafio de retirar a soja do campo, em razão do excesso de chuvas, haverá a pressão da infraestrutura de armazenagem e secagem, podendo gerar descontos na entrega do produto. A alta umidade também afeta a qualidade dos grãos, como já vimos em campo. E o ciclo da soja vem se alongando, em razão das condições climáticas, o que deve empurrar o plantio do algodão segunda safra do final de janeiro para até o dia 10 de fevereiro e o do milho, para a primeira quinzena de março. Esse atraso de calendário refletirá no investimento e nos riscos da 2º safra”, afirma Valmir Assarice, coordenador técnico do Rally da Safra.
Os técnicos irão avaliar qual o impacto dos dias nublados e das chuvas nas lavouras em fase de enchimento de grãos. Entre as regiões a serem visitadas estão Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Canarana e Querência. “Iremos a campo para confirmar o potencial das lavouras mais tardias, o impacto no peso dos grãos e se estão mantidas as condições de mais grãos por hectare e de um bom peso. Possivelmente estamos diante de um novo recorde de produção para o estado”, acredita Assarice.
Com estimativa de produtividade pré-Rally de 63 sacas por hectare (53,1 em 2023/24), Mato Grosso está próximo de atingir os recordes de 2022/23 e isso dependerá basicamente do desempenho das lavouras médias e tardias. Com a recuperação das produtividades, o estado pode produzir 7,9 milhões de toneladas a mais de soja nesta safra.
Juntamente com os estados de Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Tocantins – destaques nesta safra – Mato Grosso deve apresentar produtividade acima da média nacional projetada pela Agroconsult em 60,5 sacas por hectare, contra 55,4 na safra anterior.
Com relação à safra brasileira, apesar das margens ainda apertadas, com queda de preços e alto custo de capital, se mantido o panorama atual desenhado pelo aumento de área, clima favorável no início do ciclo e boas condições de plantio nas regiões Centro Oeste e Norte/Nordeste, a perspectiva é de uma produção histórica. A Agroconsult estima uma safra de 172,4 milhões de toneladas em 47,5 milhões de hectares. O volume é 10,9% maior que a 2023/24 e 6,2% superior ao recorde de 2022/23.
As equipes do Rally estão avaliando as lavouras desde o dia 12 de janeiro. Os técnicos já estiveram no Oeste do Paraná, no Mato Grosso, Sudoeste de Goiás e Sul do Mato Grosso do Sul. A 22ª edição do Rally da Safra tem o patrocínio do Banco Santander, OCP Brasil, BASF, Credenz® e SoyTech™ (marcas de sementes da BASF), xarvio® (plataforma digital oficial do Rally), BIOTROP, JDT Seguros e TIM Brasil.
“O trabalho de campo do Rally, visitando cada uma das regiões de produção de soja do Brasil, é fundamental para produzir informações mais precisas diante das condições climáticas. Isso só é possível por meio da coleta de amostras e medição de população de plantas, número de grãos por planta, peso dos grãos e condições fitossanitárias das lavouras”, explica André Debastiani, coordenador do Rally.
Migração do milho verão para soja
Apesar das margens reduzidas, a área plantada de soja deve crescer cerca de 700 mil hectares ou 1,5% em relação à safra passada. A maior parte desse crescimento deve ocorrer em função da migração de área de milho verão para a soja, que possui custos de produção mais baixos. “A expansão está abaixo da média dos últimos 10 anos e reflete o momento de dificuldade do setor. Ainda assim contribui para aumentar a oferta dessa safra de soja”, diz André Debastiani, coordenador do Rally da Safra.
Os técnicos irão percorrer mais de 80 mil km por 12 estados (MT, GO, MG, MS, PR, SC, SP, RS, MA, PI, TO e BA), que respondem por 95% da área de produção de soja e 72% da área de milho, para avaliar as condições das áreas de soja durante as fases de desenvolvimento das lavouras e de colheita até 22 de março. Outras seis equipes avaliarão as lavouras de milho segunda safra em maio e junho. Técnicos da Agroconsult e das empresas patrocinadoras visitarão produtores rurais nas regiões Sudeste do MT, Sudoeste de GO, Planalto do RS e Oeste do PR, entre abril e maio. No mesmo período serão realizados eventos técnicos em Luís Eduardo Magalhães (BA), Não-Me-Toque (RS), Rio Verde (GO), e Maringá (PR).
Nesta edição, o Rally estará presente ainda nos principais eventos do agronegócio: Show Rural, em Cascavel (PR); ExpoDireto, em Não-Me-Toque (RS); Bahia Farm Show, em Lucas do Rio Verde (MT) e Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO).
O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo Rally da Safra.
Notícias dos Poderes
China encerra proibição de importações para o frango brasileiro
Embargo foi imposto em maio, após o foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul
07 de Novembro de 2025 as 09h58Futuro da Moratória da Soja é ela acabar, diz presidente da Aprosoja
Dirigente reforçou que o setor não aceita exigências privadas acima da legislação nacional
07 de Novembro de 2025 as 10h49PGE pede falência do grupo do 'Rei do Algodão' por dívida milionária com o Estado
O pedido da PGE se soma a uma série de episódios que vêm marcando o conturbado histórico da recuperação judicial do grupo José Pupin Agropecuária
07 de Novembro de 2025 as 07h10Quais são e quanto devem as maiores do agro. Três são de MT
A lista inclui gigantes da soja e do café – 2 símbolos da produção agrícola -, além de usinas de cana e etanol
07 de Novembro de 2025 as 08h59Ministro suspende todos os processos sobre Moratória da Soja
Aprosoja diz que respeita a decisão e confia na avaliação do plenário do STF para decidir por ilegalidade
05 de Novembro de 2025 as 16h00Seguro rural deve recuar 2,7% em 2025, mas há expectativa de recuperação em 2026, diz CNseg
Desempenho foi frustrado pelo bloqueio de parte do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural
05 de Novembro de 2025 as 13h00Ministros do STF formam maioria para manter lei anti-moratória no MT
Aprosoja MT e Abiove comemoraram a decisão
05 de Novembro de 2025 as 09h32Acesso à assistência técnica para todos os produtores demanda até R$ 10 bilhões
Estimativa é do deputado mineiro Zé Silva, presidente da frente parlamentar que defende o tema no Congresso
04 de Novembro de 2025 as 11h30