Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Empossada

Quem é a nova chefe da Embrapa Sinop?

Laurimar Vendrusculo assume comando da empresa de pesquisa no município

Rural | 07 de Abril de 2022 as 15h 49min
Fonte: Redação

Foto: Assessoria

A pesquisadora Laurimar Gonçalves Vendrusculo é a nova chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, localizada no município de Sinop. Ela tomou posse na última quarta-feira, (6). A cerimônia ocorreu no auditório da Unidade e contou com a participação de empregados, colaboradores e convidados.

A transmissão do cargo já havia ocorrido de forma oficial em 30 de dezembro do ano passado, quando Laurimar foi nomeada para assumir a função exercida desde 2015 pelo pesquisador Austeclínio Lopes de Farias Neto. Porém, em função do período do ano e do avanço da pandemia de covid-19, a cerimônia de posse foi postergada.

Também fazem parte da nova gestão Rafael Major Pitta, como chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Flávio Jesus Wruck como chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, e Antônio Marcos dos Santos, chefe-adjunto de Administração.

Em seu discurso, a nova chefe-geral destacou pontos de seu plano de trabalho. De acordo com ela, as ações serão regidas por indicadores como eficácia, eficiência e efetividade. No âmbito da pesquisa, serão empreendidas ações estratégicas visando garantir a sustentabilidade e competitividade de sistemas integrados de produção agropecuária, como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), contribuindo para políticas públicas como o Plano ABC +.

Serão priorizados resultados de pesquisa que estimulem a aquisição de produtos que sejam produzidos em sistemas de baixa emissão de carbono, tais como Carne Carbono Neutro ou Carne de Baixo Carbono, no contexto nacional e visando agregação de valor em processos de exportação.

Ela também destacou ações de pesquisa e transferência de tecnologia ligadas ao enfretamento da mudança do clima, com incentivo às tecnologias que envolvam florestas plantadas, por exemplo, e continuidade dos trabalhos ligados ao zoneamento agrícola de risco climático (ZARC).

Inaugurada em 2012 com 110 empregados, sendo 20 deles alocados por outras Unidades da Embrapa, a Embrapa Agrossilvipastoril conta atualmente com 73 empregados, sendo 64 do quadro próprio e nove removidos de outras Unidades.

A nova chefe-geral finalizou seu discurso parafraseando o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. “Os desafios que enfrentamos são reais. Eles são sérios e eles são muitos. Eles não serão atendidos facilmente ou em um curto espaço de tempo. Mas, conhecendo Brasil e a Embrapa, eles serão resolvidos”, disse.

 

Quem é Laurimar?

Laurimar Gonçalves Vendrusculo é Graduada em Engenharia Elétrica, tem mestrado em Engenharia Agrícola pela Unicamp e doutorado com dupla formação em Agricultura e Engenharia de Biossistemas pela Universidade do Estado de Iowa, nos Estados Unidos. Fez sua carreira na Embrapa Informática Agropecuária, hoje chamada Embrapa Agricultura Digital, onde ingressou em 1994. Em 2014 se mudou para Sinop, atuando como pesquisadora removida na Embrapa Agrossilvipastoril.

Ao longo de sua carreira trabalhou com banco de dados agropecuários, datamining, geoestatística, aplicações web, tecnologias de informação, variabilidade espacial, sensoriamento remoto, agricultura de precisão e zoneamento agrícola de risco climático.