Agricultura
Pulses ganham força como terceira safra e prometem rentabilidade maior que milho e soja em MT
Com apoio à diversificação e abertura de mercado com a China, estado amplia cultivo de gergelim, chia e amendoim como alternativas mais lucrativas
Rural | 16 de Junho de 2025 as 07h 25min
Fonte: Débora Siqueira | Assessoria/Sedec

A diversificação das lavouras em Mato Grosso ganha um novo capítulo com o avanço dos pulses — grupo de grãos especiais que inclui gergelim, chia, feijões especiais, amendoim e até variedades menos conhecidas, como o mungo verde e o mungo preto.
Segundo dados apresentados pelo IBGE na Reunião de Estatísticas Agropecuárias (Reagro), a tendência de cultivo como segunda ou terceira safra vem crescendo graças à alta rentabilidade, ao menor risco climático e à forte demanda no mercado externo.
Nesta safra 2024/2025, quatro municípios já cultivam chia em 1.540 hectares, com produção estimada em 1,2 mil toneladas. O amendoim, presente em 21 municípios, ocupa 12 mil hectares, com previsão de 39,4 mil toneladas. Mas o destaque é o gergelim, cuja produção deve crescer 10,5%, atingindo 272 mil toneladas — o equivalente a 70% de toda a produção brasileira, conforme o 9º Levantamento de Grãos da Conab, divulgado na quinta-feira (12/06).
Para o presidente da Associação dos Produtores de Feijões, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), Hugo Garcia, o impulso para o aumento de área e de produção do gergelim vem da recente abertura do mercado chinês, resultado também das articulações entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Além disso, ele destaca a vocação exportadora e afirma que os pulses têm se mostrado mais rentáveis que o milho segunda safra em determinadas regiões, com contratos fechados antecipadamente e maior segurança para o produtor.
“O gergelim hoje é economicamente viável e tem proporcionado lucros maiores. Estamos falando de uma cultura que já começa a rivalizar com a soja, o milho e o algodão. Este ano, com certeza, o gergelim e alguns pulses terão mais rentabilidade do que o milho de segunda safra, pois são contratos fechados, é um produto que está oferecendo segurança econômica, o produtor já sabe quanto vai receber, então isso é muito interessante”, afirma.
Ele aponta que, a longo prazo, os pulses devem ter o mesmo peso na produção agrícola que a soja, o milho e o algodão, especialmente porque a irrigação está em expansão, com estudos em andamento e apoio do Governo do Estado.
“Ainda temos uma pequena quantidade de área irrigada, em torno de 235 mil hectares, mas há expectativa de chegarmos de 8 a 10 milhões de hectares irrigados. Quando isso acontecer, os pulses se tornarão uma das grandes culturas do estado, ao lado da soja, do milho e do algodão. A área plantada do amendoim está aumentando e acredito que deve ser ainda maior do que 12 mil hectares no próximo ano com a fábrica de beneficiamento instalada em Nova Ubiratã”, afirma o presidente da Aprofir.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressalta que, além dos recursos destinados ao estudo para identificar o potencial das águas subterrâneas e superficiais (rios, lagos), realizado pelo Instituto Mato-grossense de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigação (Imafir) em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e a Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, o Governo tem apoiado ativamente o desenvolvimento dos pulses.
“Temos uma política estadual de estímulo à diversificação, incluindo incentivos fiscais por meio do Proder (Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso) e a atuação da Câmara Técnica de Feijão, Pulses e Grãos. Com planejamento e políticas públicas, criamos condições para que nossos produtores prosperem e conquistem o mundo”, afirma.
Notícias dos Poderes
Carne bovina de MT atinge maior valor de exportação desde 2022
Com preço médio de mais de US$ 4 mil por tonelada, carne bovina mato-grossense registra o maior valor de exportação desde outubro de 2022.
13 de Junho de 2025 as 13h5485% dos produtores de soja e milho cumprem exigências para crédito rural
Levantamento com 166 mil imóveis rurais mostra que maioria dos produtores de grãos da região atende aos critérios exigidos
12 de Junho de 2025 as 07h41Indústrias mantêm projeção de safra de soja no Brasil em 169 milhões de toneladas
Esmagamento segue projetado em 57,5 milhões de toneladas
11 de Junho de 2025 as 08h00Governo de MT declara emergência zoossanitária após confirmação de caso de gripe aviária em Campinápolis
Com o decreto, Indea pode adotar medidas emergenciais e o uso de recursos a serem aplicados nas ações necessárias para contenção de focos da infecção
10 de Junho de 2025 as 14h49Exportação de carne bovina avança 33,5% e a de aves recua 12% em junho
Números da Secretaria de Comércio Exterior também mostram números da proteína suína
10 de Junho de 2025 as 10h14Taxação de LCAs desestimula investidores e impacta crédito rural, diz CNA
Cobrança de 5% de IR para pessoas físicas é uma medida que traz
09 de Junho de 2025 as 16h40Ministério garante que foco em MT não altera prazo para retomada de exportações
09 de Junho de 2025 as 15h06Indea adota medidas para conter circulação de gripe aviária em Campinápolis
Instituto reforça que não há risco para saúde humana e frangos e ovos podem ser consumidos
09 de Junho de 2025 as 07h50