Exploração e mineração
Pesquisa de ouro em quase 10 mil hectares de MT na fronteira com a Bolívia avança após aval da União
União autorizou o avanço da análise de pesquisa de ouro em quase 10 mil hectares de Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia; exploração ainda depende de licenças.
Rural | 08 de Julho de 2026 as 14h 25min
Fonte: Redação PP

A Secretaria-Executiva do Conselho de Defesa Nacional concedeu nessa terça-feira (7) permissão para que a Agência Nacional de Mineração (ANM) dê continuidade à análise de dois processos de exploração de mineração que preveem a pesquisa de ouro em uma área de 9.978,11 hectares localizada nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) e Nova Lacerda (MT), na faixa de fronteira.
A medida beneficia a Cooperativa de Extração de Metais e Pedras Preciosas de Pontes e Lacerda e permite apenas o prosseguimento da análise técnica dos processos administrativos pela ANM. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.
Por se tratar de uma área situada na faixa de fronteira, a legislação exige assentimento prévio do Conselho de Defesa Nacional para que pedidos desse tipo possam avançar. A autorização foi concedida com base na Lei nº 6.634/1979 e no Decreto nº 85.064/1980.
Apesar da publicação, o ato não representa autorização para exploração mineral. A decisão apenas permite que a ANM continue avaliando os processos de pesquisa de ouro, que ainda dependem da análise dos requisitos técnicos, legais e ambientais previstos na legislação.
A Secretaria-Executiva do Conselho de Defesa Nacional também determinou que a cooperativa observe rigorosamente as normas de proteção ao meio ambiente, aos povos indígenas e às comunidades tradicionais durante a tramitação do processo.
Além disso, o empreendimento deverá atender às determinações da própria ANM, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), da Agência Nacional de Energia Elétrica e às recomendações do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Caso todas as exigências sejam cumpridas, os processos poderão avançar para as próximas etapas de análise. Entretanto, a eventual autorização para pesquisa mineral ou exploração da área dependerá da obtenção das licenças e aprovações exigidas pelos órgãos competentes.
✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.
Notícias dos Poderes
Exportações de carne bovina de Sinop já superam todo o ano de 2025 e crescem 27,75% em 2026
Município movimentou US$ 70,9 milhões com a venda de carne bovina entre janeiro e setembro; China lidera as compras de produtos sinopenses no acumulado do ano
13 de Outubro de 2026 as 13h30Eleição na Aprosoja MT movimenta chapas concorrentes
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) é uma das entidades de classe mais importantes do estado. Dos seus quadros costumam sair novas lideranças que ocupam espaços na política.
07 de Outubro de 2026 as 15h14Churrasco mais barato? O que muda após Brasil esgotar cota de carne para a China
Demanda doméstica, exportações e menor oferta de animais podem sustentar alta dos preços no país
05 de Outubro de 2026 as 12h46Carne brasileira vai pagar tarifa de 67% para entrar na China
Sobretaxa de 55% começa após Brasil esgotar cota anual de exportação
02 de Outubro de 2026 as 12h30Vendas de máquinas agrícolas caíram 22,4% entre janeiro e agosto de 2026
Somente em agosto, a comercialização foi 22,8% menor do que no mesmo mês de 2025
01 de Outubro de 2026 as 10h00Cidade de MT tem 9 em cada 10 empregos industriais ligados ao etanol e açúcar
A indústria de etanol e açúcar movimentou R$ 586,6 milhões em pagamento de salários em 2025
01 de Outubro de 2026 as 08h45Mato Grosso mantém a liderança nacional no rebanho bovino, com 31,6 milhões de cabeças em 2025
Estado tem cerca de 6 milhões de animais a mais que o Pará, segundo colocado, e concentra aproximadamente 13,5% do gado do país
01 de Outubro de 2026 as 11h45