Integração
Pequena propriedade em Sorriso (MT) será modelo no uso de sistema silvipastoril
Rural | 08 de Dezembro de 2021 as 11h 57min
Fonte: Gabriel Faria - Embrapa Agrossilvipastoril

Uma parceria entre Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso), Prefeitura Municipal de Sorriso (MT) e Embrapa Agrossilvipastoril deu início à implantação de uma Unidade de Referência Tecnológica de sistema silvipastoril para pecuária de corte em pequena propriedade. O plantio das primeiras árvores foi realizado de forma coletiva durante um dia de campo realizado na última segunda-feira, no assentamento Jonas Pinheiro.
A propriedade escolhida para receber a URT foi a de Dionleno Antônio Bagatini. A área total do sítio é de 14 hectares.
“Detectamos a necessidade de orientar os produtores do Assentamento Jonas Pinheiro em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta. Então fizemos todo o diagnóstico de quais áreas poderiam ser atendidas e se tornar uma Unidade Demonstrativa. Definimos essa área dele e pedimos ajuda da Embrapa para orientar essa implantação”, explica a coordenadora de Projetos e Eventos do Cat Sorriso, Cristina Delicato.
O planejamento do sistema silvipastoril foi feito por meio de um grupo técnico de trabalho que contou com representantes das três instituições envolvidas na atividade e com o produtor. Após diagnóstico da área e das demandas do produtor, optou-se pela utilização de renques com linhas simples de árvores margeando as cercas dos seis piquetes já formados na propriedade. Inicialmente foram arborizados apenas três piquetes, como forma de escalonar a área inutilizada temporariamente até o crescimento das árvores.
“É uma questão tanto de estética da propriedade quanto do bem-estar animal e agregação de renda com a extração da madeira e alimentação animal. A minha intenção é a de fazer todos os perímetros da propriedade em três anos. A expectativa é muito boa”, afirma o produtor.
Foram utilizados consórcios de eucalipto (H13) com leguminosas, como gliricídia, leucena e bordão de velho. Na ponta das linhas também serão plantadas mudas de baru.
“O planejamento ocorreu como forma de complemento de renda. O componente florestal deverá, além de melhorar a ambiência para os bovinos, fornecer outros serviços ecossistêmicos para o sistema de produção, tais como fornecer renda, fixar biologicamente o nitrogênio e, ainda, funcionar como fonte de proteína na suplementação alimentar do rebanho”, explica o pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Flávio Wruck.
A opção pelo eucalipto H13, de múltiplos usos, abre a possibilidade de retirar pranchas ou mesmo mourões para construção de cercas. A gliricídia, leucena e o bordão de velho serão usados para aumentar a proteína na dieta do gado. O baru, por sua vez, visa ser uma fonte de renda extra com a coleta de castanhas.
Enquanto as árvores estiverem pequenas, serão protegidas por cerca elétrica para evitar que o gado as danifique. Na medida em que crescerem, os animais poderão se beneficiar do conforto térmico da sombra.
Implantação
A implantação da Unidade de Referência Tecnológica foi realizada de forma coletiva durante um dia de campo promovido pelo CAT Sorriso por meio do projeto Cultivando a Vida Sustentável, conduzido junto ao IDH.
Os participantes do dia de campo, entre eles alunos e professores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT Campus Sorriso), produtores rurais tiveram uma breve explanação sobre o projeto a ser implantado. Na sequência puseram os pés e as mãos na terra para plantar as mudas.
A condução da área será feita pelo produtor, com supervisão técnica do grupo de trabalho do projeto.
Notícias dos Poderes
Governo publica MP que abre crédito de R$ 12 bilhões para renegociação de dívidas rurais
Ainda falta a regulamentação das linhas de crédito, que deve ser votada nesta semana pelo Conselho Monetário Nacional (CMN)
18 de Setembro de 2025 as 11h16Justiça de Mato Grosso suspende execução de dívidas do Grupo Safras
Um novo interventor judicial para administrar o conglomerado, enquanto é realizado um laudo pericial sobre a sua situação financeira
18 de Setembro de 2025 as 08h12Exportação de carne bovina aos EUA deve cair 22% em setembro
Antes do tarifaço americano, Brasil vendia cerca de 30 mil toneladas mensais aos Estados Unidos
18 de Setembro de 2025 as 09h11Mato Grosso finaliza colheita da 2ª safra de milho com recorde de produção
Resultado reforça papel do agronegócio mato-grossense no abastecimento nacional e global
18 de Setembro de 2025 as 08h36Porto do Açu realiza primeira exportação de carga agrícola de MT
17 de Setembro de 2025 as 11h27Indústrias elevam estimativa de processamento de soja em 2025
17 de Setembro de 2025 as 10h24Fórum da Aprosoja MT reúne produtores e especialistas para discutir crédito e endividamento no campo
Produtores debatem soluções para crédito e endividamento no agronegócio de MT
16 de Setembro de 2025 as 09h37Agropecuária pressiona desmatamento na Amazônia e MT perde 26% de vegetação nativa, diz MapBiomas
O estudo levou em consideração as últimas quatro décadas. Atualmente, Mato Grosso preserva 62% da vegetação nativa
16 de Setembro de 2025 as 07h45