Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 29 de Maio de 2025

Menu

Em Minas Gerais

Novo caso de gripe aviária é confirmado no Brasil

O foco foi detectado em uma ave ornamental em um sítio localizado na região metropolitana de Belo Horizonte. País soma 169 focos da doença

Rural | 28 de Maio de 2025 as 08h 01min
Fonte: Globo Rural

Foto: Divulgação

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), confirmou ontem um caso de gripe aviária de alta patogenicidade, em uma ave ornamental. O animal estava localizado em um sítio localizado na região metropolitana de Belo Horizonte.

Após o foco da doença, o governo de Minas decretou Situação de Emergência Sanitária Animal no Estado. De acordo com o Ministério da Agricultura, o país soma 169 casos da doença, que acometeram 165 aves silvestres, três aves de subsistência e uma ave comercial. O ministério ainda investiga outras 11 suspeitas de gripe aviária no país.

“Essa medida emergencial é necessária para que Minas Gerais realize todas as ações de prevenção, contenção e enfrentamento à doença, incluindo a eventual mobilização de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros”, disse o governo de Minas Gerais, em nota. “Até o momento, não há qualquer comprometimento da produção avícola do Estado”, acrescentou.

A transmissão das aves para os humanos não é comum, mas pode ocorrer em pessoas expostas a uma grande carga viral ou que estejam com baixa imunidade. A Influenza Aviária não é transmitida pelos alimentos, desde que esses sejam bem cozidos.

Este não é o primeiro caso registrado em Minas Gerais. Em 2023, um pato de vida livre da espécie Cairina moschata foi diagnosticado com Influenza Aviária de Baixa Patogenicidade (H9N2), que costuma causar pouco ou nenhum sintoma clínico nas aves e não oferece qualquer risco para os seres humanos.