Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 22 de Setembro de 2025

Menu

Gigante da carne

MT mantém liderança no rebanho bovino com mais de 32 milhões de cabeças

Pesquisa do IBGE aponta que o estado responde por 13,8% de todo o rebanho nacional, com o município de Cáceres se consolidando como o maior criador do país.

Rural | 22 de Setembro de 2025 as 07h 59min
Fonte: Unica News

Foto: Divulgação

O rebanho bovino de Mato Grosso continua a ser o maior do Brasil, mesmo com uma pequena redução em 2024. A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do IBGE, divulgada nesta quarta-feira (18), revelou que o estado terminou o ano com 32,9 milhões de cabeças de gado, um número que representa 13,8% de todo o rebanho nacional.

Apesar de uma queda de 3,6% em relação a 2023, Mato Grosso se mantém à frente de potências pecuárias como Pará e Goiás. A pesquisa mostra que o Pará, com o segundo maior rebanho brasileiro, foi o único entre os cinco principais estados a registrar um aumento em seu efetivo, crescendo 2,1% no período.

Em conjunto, Mato Grosso, Pará, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul concentram mais da metade do rebanho bovino do Brasil.

Entre os municípios mato-grossenses, a pesquisa do IBGE destacou a força da criação de gado. Cáceres se consolidou como o maior produtor do estado, com aproximadamente 1,4 milhão de cabeças.

Em seguida, aparecem Vila Bela da Santíssima Trindade, com 1,1 milhão, e Juara, que registrou 926,9 mil cabeças.

O domínio regional de Mato Grosso na pecuária bovina mostra a importância econômica e estratégica para o setor de proteínas do país, um mercado em constante expansão e com grande demanda global.