Safra 24-25
MT lidera produção agrícola e puxa novo recorde da safra de grãos no país
Com alta na produtividade, estado deve colher mais de 102 milhões de toneladas e responde por quase um terço da produção nacional
Rural | 15 de Maio de 2025 as 12h 32min
Fonte: PNB Online

Responsável por quase um terço da produção agrícola brasileira, Mato Grosso deve colher 102,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25, segundo estimativa divulgada nesta quinta-feira (15.05) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume representa um aumento de 10,1% em relação ao ciclo anterior e mantém o estado na liderança nacional em área cultivada, produtividade e produção.
A nova projeção da Conab indica que o Brasil terá uma safra recorde de 332,9 milhões de toneladas, impulsionada pelo bom desempenho de culturas como soja, milho e arroz. Em relação à temporada 2023/24, o crescimento estimado é de 35,4 milhões de toneladas. O aumento é atribuído à recuperação da produtividade média (+9,5%) e à expansão da área plantada, que chegou a 81,7 milhões de hectares (+2,2%).
No caso de Mato Grosso, a área cultivada também subiu 2,2%, alcançando 22,1 milhões de hectares, o equivalente a 27% de toda a área plantada no país e 60,8% do total no Centro-Oeste. Apesar do crescimento modesto na área, o que impulsionou a produção foi o salto na produtividade, que subiu 7,8% e chegou a 4.634,3 kg/ha, superando tanto a média nacional (4.073,6 kg/ha) quanto a regional (4.515,1 kg/ha).
A soja segue como carro-chefe da agricultura brasileira, com expectativa de 168,3 milhões de toneladas, a maior da série histórica. No estado, a colheita do grão já foi concluída, com produtividade recorde. As boas condições climáticas e o avanço tecnológico contribuíram para os resultados, segundo a Conab.
O milho também teve desempenho expressivo. A produção total do cereal está estimada em 126,9 milhões de toneladas, sendo 99,8 milhões na segunda safra, cuja semeadura foi concluída. O arroz, por sua vez, deve fechar a temporada com 12,1 milhões de toneladas, alta de 14,8% em relação ao ciclo anterior.
Mesmo com avanços em outros estados como Mato Grosso do Sul, que registrou crescimento de 26,3% na produtividade, e Paraná, com alta de 21,7% , nenhum deles se aproxima do volume produzido por Mato Grosso. A produção sul-mato-grossense, por exemplo, corresponde a apenas um quarto da mato-grossense.
O bom desempenho das lavouras e a previsão de produção recorde têm impacto direto no mercado. A Conab prevê aumento no consumo interno de milho (89,3 milhões de toneladas) e ligeira alta nas exportações de soja, que devem se aproximar de 106 milhões de toneladas nesta safra. Os dados fazem parte do 8º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, publicado no site da Conab.
Notícias dos Poderes
Exportações do agronegócio cresceram 1,5% em agosto
Nos primeiros oito meses do ano, vendas externas do setor ficaram estáveis
15 de Setembro de 2025 as 12h28Produtividade do algodão é a segunda maior da história em Mato Grosso
15 de Setembro de 2025 as 10h26Valor da produção agrícola do Brasil caiu quase 4% em 2024
12 de Setembro de 2025 as 11h13Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
12 de Setembro de 2025 as 09h20Sorriso, no MT, tem maior PIB agrícola do país; veja o ranking
Soja é o principal produto cultivado no município
12 de Setembro de 2025 as 08h45