Decisão
Ministros do STF formam maioria para manter lei anti-moratória no MT
Aprosoja MT e Abiove comemoraram a decisão
Rural | 05 de Novembro de 2025 as 09h 32min
Fonte: Globo Rural

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria nesta segunda-feira (3/11) para manter a constitucionalidade da Lei nº 12.709/2024, de Mato Grosso, que veda a concessão de incentivos fiscais estaduais a empresas integram a Moratória da Soja.
Ao todo, cinco ministros acompanharam o relator, ministro Flávio Dino. O ministro votou pelo restabelecimento do artigo 2º da lei, que veda a concessão de benefícios fiscais a empresas que participem de acordos comerciais que imponham restrições à expansão da atividade agropecuária.
Segundo Dino, embora a adesão a acordos como a Moratória da Soja seja legítima e voluntária, o Estado pode basear sua política de incentivos fiscais em critérios diferentes dos estabelecidos por acordos privados, desde que estejam de acordo com a lei nacional.
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) comemorou a decisão. “A decisão da Suprema Corte é um marco importante ao reconhecer a validade da lei aprovada pelo Estado de Mato Grosso e reafirmar que a Moratória da Soja é um instrumento ilegal, excludente e contrário aos princípios da livre concorrência e da isonomia entre produtores, em desrespeito ao Código Florestal Brasileiro”, afirmou a Aprosoja MT em nota.
A entidade destacou trecho do voto do ministro Dias Toffoli, no qual diz que a consequência prática da Moratória da Soja “é fazer com que os médios, pequenos e microprodutores de soja fiquem sujeitos às imposições nela estabelecidas”. E concluiu: “O acordo impactou, de maneira relevante e negativa, o trabalho agrícola e o sustento de uma miríade de médios, pequenos e microprodutores rurais, bem como as comunidades e economias locais e regionais, entre outros aspectos”.
A Aprosoja MT acrescentou que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) reconheceu a efetividade das medidas preventivas da Superintendência-Geral e suspendeu a Moratória da Soja a partir de janeiro de 2026, por identificar indícios de infração à ordem econômica.
“Supremo e Cade em plena sintonia reforçam nossa soberania nacional e a correta aplicação da Legislação Brasileira garantidora da legalidade, da concorrência leal e da liberdade de produção no campo brasileiro”, conclui a Aprosoja MT.
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) afirmou em nota que considera positiva a decisão do STF, que reconheceu a legalidade da Moratória da Soja na discussão sobre a inconstitucionalidade da Lei Estadual de Mato Grosso.
“A decisão confirma que o pacto multissetorial é uma iniciativa legítima, eficaz e alinhada aos princípios constitucionais, além de reconhecer seus impactos positivos para o meio ambiente e para o agronegócio brasileiro”, diz a Abiove.
A Abiove acrescentou que trabalha para o reconhecimento do alto padrão de sustentabilidade da soja brasileira, sem deixar de promover a expansão da produção. “Esse equilíbrio foi possível graças a um conjunto de ações setoriais, entre elas, a Moratória da Soja, que contribuíram para que o grão deixasse de ser vetor de desmatamento no bioma Amazônia”, diz a entidade em nota.
A iniciativa, segundo a Abiove, elevou o padrão ambiental da agricultura nacional, fortaleceu a credibilidade internacional do Brasil e se tornou um diferencial competitivo em mercados que valorizam práticas responsáveis. A entidade afirmou ainda que, na decisão de mérito, espera que “o passado e o legado da Moratória da Soja sejam novamente reconhecidos, reafirmando sua conformidade com a Constituição”.
“Seguiremos firmes em defesa de uma produção agrícola sustentável, juridicamente segura e ambientalmente responsável, uma produção que garante previsibilidade às empresas, valoriza o produtor e preserva a imagem positiva da cadeia da soja brasileira”, conclui.
Notícias dos Poderes
Seguro rural deve recuar 2,7% em 2025, mas há expectativa de recuperação em 2026, diz CNseg
Desempenho foi frustrado pelo bloqueio de parte do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural
05 de Novembro de 2025 as 11h00Acesso à assistência técnica para todos os produtores demanda até R$ 10 bilhões
Estimativa é do deputado mineiro Zé Silva, presidente da frente parlamentar que defende o tema no Congresso
04 de Novembro de 2025 as 11h30Desmatamento em queda puxou redução de 16,7% nas emissões do Brasil em 2024, diz relatório
É a maior retração nos índices de poluição climática do país desde 2009, informou o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases do Efeito Estufa (SEEG)
04 de Novembro de 2025 as 08h45Acordo EUA-China pressiona preços e fortalece demanda chinesa por soja do Brasil
Compradores reservaram dez cargas para embarque em dezembro e outras dez para o período de março a julho
04 de Novembro de 2025 as 10h15MT tem capacidade de armazenar só metade da safra
Entre um dos motivos estão as elevadas taxas de juros
31 de Outubro de 2025 as 13h59Inpasa investirá R$ 2,4 bilhões em usina de etanol de milho
Indústria em Rio Verde (GO) terá capacidade de fabricar 1 bilhão de litros por ano
31 de Outubro de 2025 as 09h39Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro
A comunicação de quantidade de animais de cada espécie pode ser feita presencialmente nas unidades locais do Indea, Posto Avançado ou de forma online
29 de Outubro de 2025 as 13h00Produtores rurais de MT recebem reconhecimento nacional por boas práticas agrícolas
Com mais de 50 propriedades certificadas, o projeto “Gente que Produz e Preserva” reforça o protagonismo brasileiro na agricultura de baixo carbono
29 de Outubro de 2025 as 10h40