Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 25 de Novembro de 2025

Menu

Medida

Ministério da Pesca suspende mais 35 mil licenças de pescadores

Documentos foram cancelados por indícios de fraudes

Rural | 25 de Novembro de 2025 as 12h 09min
Fonte: Globo Rural

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) suspendeu 35.750 licenças inscritas no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) por indício de fraude. A medida foi anunciada por meio da portaria nº 582/2025 publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (21/11).

A lista pode ser consultada no site do MPA. Os pescadores e pescadoras profissionais que tiveram suas licenças suspensas podem entrar com recurso administrativo no prazo de até 30 dias no protocolo digital do Ministério da Pesca e Aquicultura.

A análise do recurso será realizada pela Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura, do Ministério da Pesca e Aquicultura, no prazo de até 60 dias, que pode ser prorrogado automaticamente por igual período.

Se o recurso for aceito, a licença será reativada no Sistema PesqBrasil - RGP Pescador e Pescadora Profissional. Se for indeferido, o pescador perde a licença em definitivo.

Em 1º de outubro, já tinham sido canceladas 135 mil licenças, após uma investigação da Polícia Federal. Na ocasião, a secretária nacional da Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura, Carolina Dória, disse que a parceria com a Polícia Federal e com órgãos de controle do Governo Federal, como a Controladoria Geral da União, são fundamentais para proteger a política pública pesqueira de fraudes e golpes.

Em 2025, mais de 300 mil licenças foram canceladas por ausência de recadastramento obrigatório, e 7.900 foram extintas em razão do falecimento dos titulares.