Safra 23/24
Média de plantio de soja em MT é a menor dos últimos 5 anos
Chuvas registradas em alguns municípios permitiram o plantio, mas cenário geral ainda é preocupante, pontua Aprosoja
Rural | 29 de Outubro de 2023 as 13h 10min
Fonte: Natália Araújo - Aprosoja

O plantio de soja em Mato Grosso chegou a 70% dos 12 milhões de hectares previstos para esta safra 2023/2024, após um mês de início da semeadura. Contudo, esse valor é o menor dos últimos 5 anos registrados no Estado, segundo os dados do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Segundo o monitoramento divulgado nesta sexta-feira (27), a média dos últimos 5 anos indica o plantio em 71,65% da área. Já com relação ao ano passado, o recuo é ainda maior, uma vez que, no ano passado, nessa mesma época, 83,45% tinham sido plantados.
De acordo com o Instituto, as regiões nordeste, sudeste e norte são as que têm maior atraso, sendo 48,88%, 51,92% e 66,79%, respectivamente.
A situação, reforça a Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), é preocupante porque as chuvas ainda não se regularizaram e com isso tem produtor começando agora o plantio em sua fazenda. É o que relata vice-coordenador de Defesa Agrícola, Jorge Diego Giacomelli, sobre a região Sul do Estado.
Em sua propriedade mesmo, pontua Giacomelli, 50% da área foi plantada até que as atividades pararam por 10 dias, por conta da falta de chuvas. A previsão agora é que o plantio seja finalizado neste sábado (28), após algumas ocorrências de chuvas. Mas ainda assim, foi preciso pensar em uma forma de minimizar o problema.
“Colocamos um pouco mais de semente por hectare, prevendo o clima atípico e foi uma decisão assertiva porque muitas sementes não germinaram, algumas germinaram, mas com o calor excessivo e a fata de chuva, houve a degola, e foram perdidas muitas plantas”, diz.
O cenário já indica um prejuízo para os produtores, comenta o vice-coordenador. A questão é aguardar para saber qual a dimensão desse prejuízo.
O produtor sinaliza ainda outras preocupações, como os efeitos do plantio realizado dentro do vazio sanitário, após a autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
“A nossa preocupação fica também com relação aos plantios feitos dentro do vazio sanitário por conta da autorização do MAPA, 5% do Estado foi semeado nesse período, além das demais lavouras que foram semeadas com bastante atraso com relação a essas, terão dificuldades com o controle do fungo de ferrugem asiática no final desse ciclo", indica.
Notícias dos Poderes
Economista de Sinop passa suas impressões sobre Angola
Terra fértil em uma nação que busca investimentos e gente para produzir comida, resume Feliciano
09 de Maio de 2025 as 16h21Documento vai nortear planos do agro brasileiro para Angola
Comitiva de produtores rurais do Brasil prepara lista de diretrizes para futuros projetos de investimento no país africano
09 de Maio de 2025 as 16h09Novo sistema produtivo integra pecuária de corte com plantio de teca
Sistema Bacaeri - BoiTeca será lançado pela Embrapa e TRC nesta quinta-feira, em dia de campo em Cáceres-MT
07 de Maio de 2025 as 09h21Safra de milho deve alcançar 48,88 milhões de toneladas no Mato Grosso
Área e produção de milho crescem em Mato Grosso, diz Imea
07 de Maio de 2025 as 08h51Professor e produtor de Sinop integram comitiva em Missão Angola
Professor e produtor de Sinop integram comitiva em Missão Angola
06 de Maio de 2025 as 11h06Governo anuncia liberação de R$ 179 milhões para o seguro rural
06 de Maio de 2025 as 08h43Mato Grosso registra recorde na produção de etanol, com 6,7 bilhões de litros
Segundo levantamento do Imea e da Associação das Indústrias de Bioenergia de MT, incremento na safra 2024/25 foi de 17,09%
05 de Maio de 2025 as 07h10Preço da soja cai na maior parte das regiões do Brasil
Últimos momentos da colheita e baixa no mercado internacional pressionam cotação do grão
02 de Maio de 2025 as 08h25