Safra 23/24
Média de plantio de soja em MT é a menor dos últimos 5 anos
Chuvas registradas em alguns municípios permitiram o plantio, mas cenário geral ainda é preocupante, pontua Aprosoja
Rural | 29 de Outubro de 2023 as 13h 10min
Fonte: Natália Araújo - Aprosoja
O plantio de soja em Mato Grosso chegou a 70% dos 12 milhões de hectares previstos para esta safra 2023/2024, após um mês de início da semeadura. Contudo, esse valor é o menor dos últimos 5 anos registrados no Estado, segundo os dados do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Segundo o monitoramento divulgado nesta sexta-feira (27), a média dos últimos 5 anos indica o plantio em 71,65% da área. Já com relação ao ano passado, o recuo é ainda maior, uma vez que, no ano passado, nessa mesma época, 83,45% tinham sido plantados.
De acordo com o Instituto, as regiões nordeste, sudeste e norte são as que têm maior atraso, sendo 48,88%, 51,92% e 66,79%, respectivamente.
A situação, reforça a Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), é preocupante porque as chuvas ainda não se regularizaram e com isso tem produtor começando agora o plantio em sua fazenda. É o que relata vice-coordenador de Defesa Agrícola, Jorge Diego Giacomelli, sobre a região Sul do Estado.
Em sua propriedade mesmo, pontua Giacomelli, 50% da área foi plantada até que as atividades pararam por 10 dias, por conta da falta de chuvas. A previsão agora é que o plantio seja finalizado neste sábado (28), após algumas ocorrências de chuvas. Mas ainda assim, foi preciso pensar em uma forma de minimizar o problema.
“Colocamos um pouco mais de semente por hectare, prevendo o clima atípico e foi uma decisão assertiva porque muitas sementes não germinaram, algumas germinaram, mas com o calor excessivo e a fata de chuva, houve a degola, e foram perdidas muitas plantas”, diz.
O cenário já indica um prejuízo para os produtores, comenta o vice-coordenador. A questão é aguardar para saber qual a dimensão desse prejuízo.
O produtor sinaliza ainda outras preocupações, como os efeitos do plantio realizado dentro do vazio sanitário, após a autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
“A nossa preocupação fica também com relação aos plantios feitos dentro do vazio sanitário por conta da autorização do MAPA, 5% do Estado foi semeado nesse período, além das demais lavouras que foram semeadas com bastante atraso com relação a essas, terão dificuldades com o controle do fungo de ferrugem asiática no final desse ciclo", indica.
Notícias dos Poderes
Número de recuperações no agronegócio sobe 529% em MT
01 de Novembro de 2024 as 14h32Plantio terá que ser preciso para não comprometer os resultados da safra 2024/25
Diante dos extremos climáticos por todo o país, produtor precisa realizar bem a lição de casa, utilizando tecnologias eficientes na semeadura, para evitar o desperdício de sementes e insumos
31 de Outubro de 2024 as 07h18Governador afirma que déficit de armazenagem e seguro agrícola são principais desafios para o agro em MT
No Lide Brazil Conference, Mauro Mendes defendeu investimentos estratégicos para o desenvolvimento de Mato Grosso
30 de Outubro de 2024 as 08h08Sinop é convocada para 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente
25 de Outubro de 2024 as 16h59Plantio da soja atrasa por falta de chuvas e preocupa produtores rurais
Alguns municípios ainda não começaram o plantio
25 de Outubro de 2024 as 14h13Governador sanciona lei que retira incentivos fiscais de empresas que aderirem à moratória da soja
A moratória impede a comercialização da soja produzida em áreas abertas legalmente em Mato Grosso desde 2008
21 de Outubro de 2024 as 07h24Pesquisa realizada em MT mostra que fazendas removem mais carbono da atmosfera do que emitem
O resultado, segundo os pesquisadores, foi obtido através de sistemas como a integração lavoura-pecuária
18 de Outubro de 2024 as 10h04Mato Grosso: produção de milho pode crescer 70% nos próximos 10 anos
Mato Grosso projeta expansão de 60% na área de milho nos próximos 10 anos
16 de Outubro de 2024 as 10h03