Soja
Inovação cria marco na conservação de sementes
Novo bag de armazenamento oferece barreira ultra restrita de gases e umidade
Rural | 21 de Dezembro de 2023 as 14h 54min
Fonte: Redação com assessoria

Uma nova tecnologia promete revolucionar o sistema de armazenamento de sementes de soja. O Bag ATI é uma embalagem do tipo big bag com atmosfera isolada.
A inovação está sendo trazida pela Girassol Agrícola, uma das sementeiras líderes no Cerrado brasileiro. Inédita no Brasil, a embalagem possui um sistema diferenciado, onde o bag convencional de soja ganha uma camada de proteção interna, o chamado Liner, um plástico co-extrusado de 7 camadas. Esse material propicia uma barreira ultra resistente a gases e umidade, assim como embalagens comerciais de alimentos, àquelas chamadas “à vácuo”. O objetivo da companhia é garantir maior vigor e performance de produtividade em escala comercial. “Significa um marco na conservação, uma tecnologia disruptiva focada na maximização do vigor de sementes”, destaca Winicius Menegaz, gerente de produção de sementes da Girassol Agrícola.
O profissional explica que no caso da soja, o Bag ATI garante conservação durante o armazenamento no sementeiro e cliente final. Pessoalmente envolvido com o estudo da tecnologia através de sua tese de doutorado, Winicius conta que os benefícios da inovação estão validados por quase 30 anos, inclusive com pesquisas da Embrapa e dissertações de mestrado. “Os estudos nos mostram que quando as sementes de soja são embaladas com umidade pouco inferior ao padrão (um pouco mais secas) nesse ambiente controlado, permite-se maior conservação, seja pela baixa troca de gases com o ambiente ou baixo nível de oxigênio que está sendo disponibilizado, diminuindo assim seu metabolismo. Neste caso, as sementes entram em estado de conservação máxima”, completa.
A inovação de armazenagem faz parte da nova campanha comercial da empresa, que além do Bag ATI vai oferecer uma bonificação para casos de replantio e garantias de qualidade acima da média do mercado.
A Girassol Agrícola é uma das sementeiras mais antigas do País e iniciou a produção de sementes de soja em 1988, no Estado de Mato Grosso, na região da Serra da Petrovina. Consolidada como uma das melhores e mais produtivas empresas do agronegócio brasileiro, atualmente, as principais atividades do grupo se concentram na produção e comercialização de sementes de soja, milho, algodão e reflorestamento de eucalipto, utilizando alta tecnologia de produção e máquinas de última geração. São quatro unidades de produção em MT, nos municípios de Pedra Preta (Serra da Petrovina), Jaciara, Torixoréu e Aripuanã, além de duas unidades de produção terceirizadas nos estados de Goiás e Bahia.
Notícias dos Poderes
Porto do Açu realiza primeira exportação de carga agrícola de MT
17 de Setembro de 2025 as 11h27Indústrias elevam estimativa de processamento de soja em 2025
17 de Setembro de 2025 as 10h24Fórum da Aprosoja MT reúne produtores e especialistas para discutir crédito e endividamento no campo
Produtores debatem soluções para crédito e endividamento no agronegócio de MT
16 de Setembro de 2025 as 09h37Agropecuária pressiona desmatamento na Amazônia e MT perde 26% de vegetação nativa, diz MapBiomas
O estudo levou em consideração as últimas quatro décadas. Atualmente, Mato Grosso preserva 62% da vegetação nativa
16 de Setembro de 2025 as 07h45Exportações do agronegócio cresceram 1,5% em agosto
Nos primeiros oito meses do ano, vendas externas do setor ficaram estáveis
15 de Setembro de 2025 as 12h28