Agro news
Indústria aposta em modelo autossustentável na cadeia da suinocultura em MT
O fornecimento dos animais é proveniente de granjas próprias
Rural | 03 de Junho de 2024 as 07h 36min
Fonte: O documento

Modelo no país na produção autossustentável, uma indústria de Sorriso (420 km de Cuiabá) está investindo mais de meio bilhão de reais na aquisição de novas áreas para plantio de milho. Com isso, até 2026, a empresa será autossuficiente na produção do cereal para utilização na suinocultura, assim como já é na produção de soja.
Apesar do setor ter passado por vários desafios de custos nos últimos dois anos, a Nutribras Alimentos S/A tornou público o balanço de 2023 apontando um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de R$ 83,42 milhões, indicando margem de 14%.
Diariamente, a Nutribras abate 2,3 mil suínos. O fornecimento dos animais é proveniente de granjas próprias, criando o ciclo autossustentável, no qual os dejetos vão para os biodigestores, para produção de biogás. Dessa forma, tudo o que é subproduto de uma atividade se torna matéria-prima para a seguinte. Além disso, a empresa utiliza biofertilizante nas lavouras de milho e soja, grãos utilizados na fábrica de ração.
“Vamos nos tornar autossustentáveis na produção de milho e, por isso, estamos realizando esses investimentos. O milho é estratégico na redução dos custos da suinocultura, potencializando a competitividade dos produtos no mercado de proteína animal”, explicou o diretor-presidente da Nutribras Alimentos, Paulo Cezar Lucion.
Cerca de 90% da carne suína produzida pela indústria abastece o mercado interno e os outros 10% são exportados. O plano a médio e longo prazo é aumentar a participação fora do Brasil em 20%. Atualmente a empresa exporta para países da América do Sul, Ásia e do Leste Europeu.
“Para Ásia enviamos mais miúdos do suíno e nos países do Mercosul cortes. Geralmente importadores compram peças grandes e manipulam nos seus países. Mas, tem países que importam os cortes prontos para abastecer as gôndolas dos seus supermercados”, pontua a diretora da Nutribras, Julce Lucion.
No Brasil, a carne suína produzida pela Nutribras Alimentos só não chega nos estados dos maiores concorrentes: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Este último é o maior produtor de suínos do Brasil e, curiosamente, a terra natal do casal Paulo Cezar Lucion e Julce. Eles chegaram em Mato Grosso em 2000
“Mudamos para Mato Grosso como uma maneira de reduzir o custo de produção e expandir. Lá já não tinha mais espaço para adquirir mais terras da forma como é em Mato Grosso, em grande extensão”, lembra Paulo Lucion.
Notícias dos Poderes
Ministério Público 'barra' pedidos do Grupo Pupin e reforça risco de falência em recuperação bilionária
Parecer do MP de Mato Grosso aponta descumprimento reiterado do plano e falta de transparência, juntando-se a credores e à PGE, que já pediu a conversão da Recuperação Judicial em Falência. Dívida chega a R$ 1,3 bilhão.
10 de Novembro de 2025 as 13h00China encerra proibição de importações para o frango brasileiro
Embargo foi imposto em maio, após o foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul
07 de Novembro de 2025 as 09h58Futuro da Moratória da Soja é ela acabar, diz presidente da Aprosoja
Dirigente reforçou que o setor não aceita exigências privadas acima da legislação nacional
07 de Novembro de 2025 as 10h49PGE pede falência do grupo do 'Rei do Algodão' por dívida milionária com o Estado
O pedido da PGE se soma a uma série de episódios que vêm marcando o conturbado histórico da recuperação judicial do grupo José Pupin Agropecuária
07 de Novembro de 2025 as 07h10Quais são e quanto devem as maiores do agro. Três são de MT
A lista inclui gigantes da soja e do café – 2 símbolos da produção agrícola -, além de usinas de cana e etanol
07 de Novembro de 2025 as 08h59Ministro suspende todos os processos sobre Moratória da Soja
Aprosoja diz que respeita a decisão e confia na avaliação do plenário do STF para decidir por ilegalidade
05 de Novembro de 2025 as 16h00Seguro rural deve recuar 2,7% em 2025, mas há expectativa de recuperação em 2026, diz CNseg
Desempenho foi frustrado pelo bloqueio de parte do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural
05 de Novembro de 2025 as 13h00Ministros do STF formam maioria para manter lei anti-moratória no MT
Aprosoja MT e Abiove comemoraram a decisão
05 de Novembro de 2025 as 09h32