Xingu
Indígenas vão receber apoio para produzir arroz
Mapa vai gerenciar ação para segurança alimentar das etnias
Rural | 10 de Abril de 2025 as 14h 46min
Fonte: Redação com Assessoria

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu representantes da Terra Indígena Capoto Jarina, localizada no município de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso, para tratar de apoio à produção de arroz para a segurança alimentar dos indígenas.
Representados pelo neto do cacique Raoni, Patxon Metupktire, com quem o ministro se encontrou junto com o presidente Lula na última sexta-feira (4), os indígenas da etnia Xingu pediram apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a produção de arroz.
Conforme explicou Patxon, são cerca de 680 pessoas vivendo na terra indígena e o arroz se tornou a principal base de alimentação, tendo em vista a distância dos rios para a pesca e caça. O apoio visa a produção do alimento para a subsistência e geração de renda com a comercialização do excedente.
O Mapa desenvolve o programa de Promoção da Segurança Alimentar para Etnias Indígenas por meio de parceria com instituições. Em Mato Grosso, o projeto já está sendo desenvolvido junto aos Xavantes e Tapirapé e dispõe de maquinário, insumos para preparação do solo e assistência técnica para assegurar uma boa safra.
Na reunião realizada nesta quinta-feira (10), em Brasília, o ministro garantiu apoio ao pleito dos Xingu para o desenvolvimento do projeto no local.
Notícias dos Poderes
Exportações do agronegócio cresceram 1,5% em agosto
Nos primeiros oito meses do ano, vendas externas do setor ficaram estáveis
15 de Setembro de 2025 as 12h28Produtividade do algodão é a segunda maior da história em Mato Grosso
15 de Setembro de 2025 as 10h26Valor da produção agrícola do Brasil caiu quase 4% em 2024
12 de Setembro de 2025 as 11h13Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
12 de Setembro de 2025 as 09h20Sorriso, no MT, tem maior PIB agrícola do país; veja o ranking
Soja é o principal produto cultivado no município
12 de Setembro de 2025 as 08h45