Indicador
Grãos impulsionam PIB da agropecuária no 2º trimestre
Rural | 03 de Setembro de 2025 as 07h 43min
Fonte: Globo Rural

A safra recorde de grãos impulsionou o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário no segundo trimestre deste ano. O indicador subiu 10,1% em relação ao mesmo período de 2024, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta terça-feira (2/9).
Na comparação com o trimestre anterior, houve leve queda de 0,1%. O economista André Perfeito avalia que este resultado “significa estabilidade num patamar elevado”, uma vez que a agropecuária havia subido 12,3% no primeiro trimestre.
Com o avanço de 10,1% na variação anual, o setor contribuiu para a alta de 2,2% registrada no PIB geral do segundo trimestre. “A produção de soja foi um dos motores do crescimento. Milho segunda safra também contribuiu, com colheita robusta em junho e julho”, diz Carlos Cogo, diretor da consultoria Cogo Inteligência em Agronegócio.
Com base em dados do último Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), divulgado em agosto, o IBGE ressaltou em comunicado hoje que o aumento na produção de alguns cultivos agrícolas foi fundamental para os resultados do PIB agro.
“Safras significativas no segundo trimestre com crescimento na estimativa de produção anual e ganho de produtividade (são): milho (19,9%), soja (14,2%), arroz (17,7%), algodão (7,1%) e café (0,8%)”, destaca o IBGE.
O ritmo forte nas exportações, sobretudo, de soja, milho e carnes também favoreceu a agropecuária como um todo. “Carne suína e de frango tiveram melhor desempenho, sustentadas pelo mercado interno e exportações”, avalia o diretor da Cogo.
O segmento de carne bovina vai bem, mas sente efeitos do início do ciclo de retenção de fêmeas, o que reduz o volume de abates de gado.
Olhando para frente, Cogo acredita que ainda haverá reflexos positivos da segunda safra de milho no PIB do terceiro trimestre, do maior esmagamento de soja para atender a mistura de 15% do biodiesel ao diesel (B15) e do avanço dos preços do boi gordo. “Café com valores sustentados e subindo novamente”, acrescenta.
Pressão inflacionária
Para a Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados, o forte crescimento do agronegócio deve sustentar quase metade da expansão do PIB brasileiro em 2025, mas essa aceleração acende um sinal de alerta para o risco de pressão inflacionária.
“O PIB do agro já havia crescido mais de 10% no primeiro trimestre e voltou a crescer 10% no segundo, na comparação anual. Deve fechar o ano com alta próxima a 10%”, afirmou Vale, destacando o peso do setor no desempenho da economia nacional. Ele falou com a imprensa durante o congresso da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), realizado nesta terça-feira (2/9), em São Paulo.
Apesar do avanço expressivo, o economista ponderou que esse ritmo acelerado pode ter efeitos indesejados. “Crescer dessa forma e nessa magnitude tem suas consequências. A principal delas é o processo inflacionário que estamos vivendo nos últimos anos”, disse.
Segundo ele, a agropecuária é hoje o segmento com maior intensidade de crescimento, cenário que deve se repetir em 2026. O protagonismo do setor ocorre em um contexto de desaquecimento de outras áreas da economia, como indústria e serviços, o que reforça a importância e os riscos de uma alta concentrada em um único motor de crescimento.
Notícias dos Poderes
China encerra proibição de importações para o frango brasileiro
Embargo foi imposto em maio, após o foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul
07 de Novembro de 2025 as 09h58Futuro da Moratória da Soja é ela acabar, diz presidente da Aprosoja
Dirigente reforçou que o setor não aceita exigências privadas acima da legislação nacional
07 de Novembro de 2025 as 10h49PGE pede falência do grupo do 'Rei do Algodão' por dívida milionária com o Estado
O pedido da PGE se soma a uma série de episódios que vêm marcando o conturbado histórico da recuperação judicial do grupo José Pupin Agropecuária
07 de Novembro de 2025 as 07h10Quais são e quanto devem as maiores do agro. Três são de MT
A lista inclui gigantes da soja e do café – 2 símbolos da produção agrícola -, além de usinas de cana e etanol
07 de Novembro de 2025 as 08h59Ministro suspende todos os processos sobre Moratória da Soja
Aprosoja diz que respeita a decisão e confia na avaliação do plenário do STF para decidir por ilegalidade
05 de Novembro de 2025 as 16h00Seguro rural deve recuar 2,7% em 2025, mas há expectativa de recuperação em 2026, diz CNseg
Desempenho foi frustrado pelo bloqueio de parte do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural
05 de Novembro de 2025 as 13h00Ministros do STF formam maioria para manter lei anti-moratória no MT
Aprosoja MT e Abiove comemoraram a decisão
05 de Novembro de 2025 as 09h32Acesso à assistência técnica para todos os produtores demanda até R$ 10 bilhões
Estimativa é do deputado mineiro Zé Silva, presidente da frente parlamentar que defende o tema no Congresso
04 de Novembro de 2025 as 11h30