Incentivo
Governo lança programa de recuperação de solos em assentamentos de MT
Rural | 23 de Maio de 2025 as 14h 59min
Fonte: Globo Rural

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, lançam neste sábado (24/5) o Programa Solo Vivo, para incentivar a recuperação e correção de solo. O investimento inicial será de R$ 42,8 milhões e deve atender até mil famílias. A cerimônia será realizada em um assentamento da reforma agrária em Campo Verde (MT).
“Nosso objetivo é recuperar áreas degradadas, fortalecer a agricultura e aumentar a competitividade dos nossos produtos. Esse trabalho terá um impacto na vida de muitas pessoas”, afirmou o ministro, em nota.
A iniciativa é uma parceria com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do estado de Mato Grosso (Fetagri-MT), responsável pela gestão do projeto, e com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que ficará a cargo dos estudos técnicos.
A partir dessas análises laboratoriais sobre a deficiência de minerais no solo, o programa vai identificar as necessidades de cada propriedade e fazer a aplicação dos insumos necessários, principalmente calcário e fosfato.
O trabalho de correção será acompanhado em tempo real por meio de uma plataforma digital de gestão, chamada Operation Center, que permite monitorar a localização das máquinas, as atividades em andamento e o desempenho de cada operação no campo.
“Isso garante total transparência e eficiência na execução das ações”, destaca César Pardini, consultor do Ministério da Agricultura.
Divino Martins, presidente da Fetagri-MT, diz que os agricultores familiares precisam melhorar as condições do solo de suas propriedades para obter melhores produtividades e aumentar a qualidade dos alimentos produzidos.
“Nossos solos estão cansados, desgastados de tantos anos de uso sem o devido cuidado com a reposição de nutrientes. O projeto vem para corrigir isso, recuperar essas terras e permitir que os agricultores produzam com mais qualidade e segurança”, explica, em nota.
Nesta primeira etapa, entre 800 e mil famílias serão atendidas, em propriedades com média de 10 a 15 hectares cada, dentro dos assentamentos.
O projeto piloto em MT contempla ações em 10 municípios de Mato Grosso: Alto Araguaia, Campo Verde, Poconé, Rosário Oeste, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia, Matupá, Juína, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos. Inicialmente, as atividades começam pelos cinco primeiros: Campo Verde, Poconé, São José dos Quatro Marcos, São Félix do Araguaia e Juína.
Análises de solo
O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) será o responsável por realizar os estudos técnicos e orientar as práticas de correção do solo.
“O Solo Vivo é um exemplo prático de atividades de extensão que fazem diferença na vida das pessoas. Vai atuar diretamente no aumento da produtividade dos produtores dos assentamentos, gerando renda, emprego e ajudando a fixar o homem e a mulher no campo”, afirma Júlio César dos Santos, reitor do IFMT.
Notícias dos Poderes
China encerra proibição de importações para o frango brasileiro
Embargo foi imposto em maio, após o foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul
07 de Novembro de 2025 as 09h58Futuro da Moratória da Soja é ela acabar, diz presidente da Aprosoja
Dirigente reforçou que o setor não aceita exigências privadas acima da legislação nacional
07 de Novembro de 2025 as 10h49PGE pede falência do grupo do 'Rei do Algodão' por dívida milionária com o Estado
O pedido da PGE se soma a uma série de episódios que vêm marcando o conturbado histórico da recuperação judicial do grupo José Pupin Agropecuária
07 de Novembro de 2025 as 07h10Quais são e quanto devem as maiores do agro. Três são de MT
A lista inclui gigantes da soja e do café – 2 símbolos da produção agrícola -, além de usinas de cana e etanol
07 de Novembro de 2025 as 08h59Ministro suspende todos os processos sobre Moratória da Soja
Aprosoja diz que respeita a decisão e confia na avaliação do plenário do STF para decidir por ilegalidade
05 de Novembro de 2025 as 16h00Seguro rural deve recuar 2,7% em 2025, mas há expectativa de recuperação em 2026, diz CNseg
Desempenho foi frustrado pelo bloqueio de parte do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural
05 de Novembro de 2025 as 13h00Ministros do STF formam maioria para manter lei anti-moratória no MT
Aprosoja MT e Abiove comemoraram a decisão
05 de Novembro de 2025 as 09h32Acesso à assistência técnica para todos os produtores demanda até R$ 10 bilhões
Estimativa é do deputado mineiro Zé Silva, presidente da frente parlamentar que defende o tema no Congresso
04 de Novembro de 2025 as 11h30