Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 08 de Outubro de 2024

Menu

Em fórum internacional

Fávaro afirma que programa para recuperar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas é fortalecimento do agro

Rural | 09 de Setembro de 2024 as 17h 20min
Fonte: Airton Marques/Max Aguiar - Agroolhar

Foto: Guilherme Martimon - MAPA

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), reafirmou compromisso do Brasil com a sustentabilidade e a intensificação da produção agropecuária por meio do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). A iniciativa visa não apenas promover a recuperação ambiental, mas também contribuir para a segurança alimentar global e combater as mudanças climáticas.

Em conversa com a imprensa nesta segunda-feira (09), durante a abertura do Fórum Internacional de Agricultura e Pecuária, em Cuiabá, Fávaro ressaltou que um estudo da Embrapa identificou cerca de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas que podem ser reincorporadas ao sistema produtivo, sem necessidade de desmatamento. "O Brasil vai ao fortalecimento, à intensificação da nossa produção, é a grande vocação brasileira", afirmou. Ele destacou que o mundo está em busca de modelos de produção sustentável, e que o Brasil tem uma abordagem diferente de alguns países que apostam na desintensificação da agropecuária.

"Cada um tem sua estratégia, mas o Brasil está focado em intensificar nossa produção com sustentabilidade. Não precisamos ocupar mais áreas de cerrado ou floresta para expandir. Temos um plano, criado a pedido do presidente Lula, desde a campanha eleitoral de 2022, para ocupar as áreas degradadas", disse o ministro.

O programa, que incorpora o uso de tecnologias de ponta e respeito ao meio ambiente, propõe a recuperação dessas áreas degradadas para transformá-las em sistemas produtivos eficientes. "Vamos apresentar esse modelo ao mundo, que será uma virada de chave na produção de alimentos brasileiros", afirmou Fávaro.

Contudo, o ministro alertou que será necessário um volume expressivo de recursos financeiros para viabilizar essa recuperação. Ele destacou a importância de condições de financiamento favoráveis, com prazos adequados e juros acessíveis, para que o país possa expandir a produção agropecuária sem pressionar áreas naturais.

O PNCPD é uma iniciativa estratégica para o Brasil consolidar-se como líder global em produção agropecuária sustentável, respondendo aos desafios globais de segurança alimentar e enfrentamento às mudanças climáticas, enquanto preserva o cerrado e as florestas nativas do país.