Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 05 de Setembro de 2025

Menu

Agronegócio

Falta de chuva pode atrapalhar início do plantio de soja em Mato Grosso

Segundo relatório do Imea, precipitações devem ser insuficientes para viabilizar a semeadura logo após o término do vazio sanitário

Rural | 02 de Setembro de 2025 as 09h 01min
Fonte: Globo Rural

Foto: Divulgação

Faltando menos de uma semana para o início do plantio da safra 2025/26 de soja em Mato Grosso – maior produtor nacional da oleaginosa –, o clima pode atrapalhar os planos dos agricultores do Estado.

Ao mencionar dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) lembrou que nos próximos 15 dias o volume de chuvas deverá ser insuficiente para viabilizar a semeadura logo após o término do vazio sanitário, na maior parte de Mato Grosso.

“Esse quadro é semelhante ao observado no ano passado, quando houve atraso inicial das precipitações, mas a regularização ocorreu ao final do mês”, disse o Imea, em boletim.

O instituto lembrou que a previsão para o El Niño ainda indica neutralidade no impacto do fenômeno, condição que tende a favorecer uma melhor distribuição das chuvas no Estado.

Nesse sentido, o Imea lembrou que o atraso mais acentuado das precipitações pode resultar em concentração das áreas tanto na semeadura quanto na colheita.

Estimativa de safra

O Imea também divulgou hoje suas projeções para a safra de soja mato-grossense em 2025/26. Não houve mudanças em relação às projeções feitas em agosto. A área plantada se manteve em 13,01 milhões de hectares, que significa redução de 1,67% em relação à safra anterior.

“[...] permanecem as incertezas quanto ao nível de investimento a ser realizado na temporada, pressionado por custos de produção elevados, preços futuros da soja em baixa e as taxas de juros ainda altas”, destacou o Imea.

A estimativa mensal de colheita ficou em 47,1 milhões de toneladas, mesmo número de agosto, mas 7,2% inferior à safra colhida em 2024/25.