Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 17 de Setembro de 2025

Menu

Agro

Exportação de carne bovina aos EUA deve cair 22% em setembro

Antes do tarifaço americano, Brasil vendia cerca de 30 mil toneladas mensais aos Estados Unidos

Rural | 18 de Setembro de 2025 as 09h 11min
Fonte: Globo Rural

Foto: Divulgação

As exportações brasileiras de carne bovina devem registrar queda mensal de 22,3% em setembro, de 9 mil para 7 mil toneladas, segundo projeção da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). O dado foi adiantado pelo presidente da instituição, Roberto Perosa, durante evento da Datagro em São Paulo.

“A gente continua exportando para os Estados Unidos, mas não o volume que a gente vinha exportando. São alguns cortes de maior valor agregado, saindo um pouco daquele trivial que eram os cortes de dianteiro”, detalhou o executivo ao comentar os efeitos da tarifa adicional de 50% dos EUA sobre as exportações brasileiras.

Antes da retaliação americana, o Brasil vinha exportando cerca de 30 mil toneladas mensais aos EUA, segundo lembrou Perosa. A maior parte deste volume eram cortes do dianteiro, usados como ingredientes para produtos industrializados.

Embora essa carne possua ampla liquidez no mercado internacional, com possibilidade de ser redirecionada a outros destinos, o presidente da Abiec ressalta que isso não ocorrerá nas mesmas condições de preço que o mercado americano vinha oferecendo.

“A gente tem a destinação, mas não uma destinação com tanto volume e agregação de valor que tem nos Estados Unidos. Por isso que a gente repete, reafirma, e vou falar um milhão de vezes: nós precisamos retomar o fluxo comercial com os Estados Unidos”, completou Perosa.