Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Trabalho orientativo

Encontro leva orientação para agricultores da Gleba Mercedes

Rural | 10 de Junho de 2022 as 18h 58min
Fonte: Everton Medeiros - Assecom

Foto: Assecom

Representantes da Prefeitura de Sinop se reuniram com agricultores da Agrovila da Gleba Mercedes, para levar orientações importantes sobre temas como: período proibitivo das queimadas, aceiros, recuperação de estradas, assoreamento dos rios e falta de água na estiagem. Participaram a Defesa Civil Municipal; Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Desenvolvimento Econômico; Capitão Reis dos Bombeiros e vereador Luis Paulo da Gleba.

Na Gleba Mercedes 5, são aproximadamente 500 propriedades, com inúmeras famílias que moram no local. Nesse período de alerta e prevenção das queimadas, o encontro se fez necessário para levar orientações aos agricultores sobre o tema, além de outros assuntos de relevância. A reunião também foi uma oportunidade para os moradores tirarem dúvidas e apresentarem as necessidades do local.

O secretário de Obras, Remídio Kuntz, explicou sobre os trabalhos de recuperação das estradas. “Estamos verificando as área que necessitam de manutenção. O trabalho já vem sendo executado e em alguns pontos, iremos colocar tubos, para a drenagem. A gleba é também uma prioridade, para arrumar as estradas antes das chuvas. Já estamos com o programa arranca safra nas estradas do município. Nós precisamos que todos nos ajudem agora depois da colheita, que retirem a água para a mata e não jogar nas estradas. Precisa fazer as curvas de nível e tirar a água das estradas. Além disso, nós estamos atendendo com manutenção na iluminação e tudo que tiver ao nosso alcance”, destacou o secretário.

O vereador Luis Paulo da Gleba, também esteve presente e levou para o Poder Público as necessidades da região. “Precisamos ver a Gleba como um todo: Agrovila e núcleo Campos Novos. Precisamos de atenção nas estradas e também definir as prioridades. Conversar com os agricultores, precisamos garantir estradas boas pra todos.  Estamos aqui pra orientar e fazer com que todos também cumpram as leis [sobre as queimadas e questões ambientais], pontuou.

A secretária de Meio Ambiente, Ivete Malmann, ressaltou a importância da parceria com a comunidade, para que auxiliem e evitem o trabalho duplicado em alguns pontos. “A gente precisa de uma ação coletiva, para que não ocorra incêndios, evitar multas e danos ambientais. Existe uma lei municipal de 2004 que dispõe sobre proteção ambiental e disposição das estradas e recuos, diante da manutenção das águas e de curva de nível que não deságue nas estradas”, destacou.  

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Diego Reis, que estava representando o comandante do 4º batalhão, Tenente Coronel BM Jean, a instituição está à disposição para auxiliar os agricultores. “Nos reunimos com o Meio Ambiente pra treinar, capacitar e até com possibilidade de estender essa orientação para os moradores aqui da Gleba. Mantemos o monitoramento via satélite 24h e já temos equipes nas estradas acompanhando, para evitar e combater focos de incêndio. Orientamos também sobre os aceitos em volta das propriedades, como forma de prevenção. Lembramos que durante o período proibitivo, que deve iniciar no próximo mês, não é permitido nenhum incêndio”, explicou.