Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 05 de Agosto de 2025

Menu

Comércio exterior

Empresas de MT respondem por 1/3 da demanda nacional de gergelim para a China

Estado concentra mais de 32,7% de empresas brasileiras aptas a exportar semente e consolida protagonismo no mercado internacional

Rural | 05 de Agosto de 2025 as 07h 30min
Fonte: Ana Flávia Lana* | Sedec

Foto: Divulgação

As empresas mato-grossenses respondem por 1/3 da demanda nacional de gergelim para a China, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O número de empresas de Mato Grosso, habilitadas a exportar a semente para a China, cresceu de 8 para 20 empresas, o que representa uma alta de 150%. A nova lista, divulgada pela Administração-Geral das Alfândegas da China (GACC), ampliou de 31 para 61 o total de empresas brasileiras autorizadas.

Com isso, Mato Grosso representa 32,7% das empresas brasileiras da lista, um terço dos estabelecimentos aptos a atender o maior mercado importador do mundo. A China responde por 38,4% do consumo global de gergelim.

O Estado também se consolidou como o maior produtor de gergelim do Brasil. Na safra 2024/25, foram cultivados cerca de 400 mil hectares, com estimativa de produção de 275 mil toneladas — um crescimento de 12% em relação à safra anterior. O cultivo vem avançando especialmente em áreas de segunda safra, como alternativa de renda para os agricultores, e tem contribuído para a diversificação da agricultura mato-grossense.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, o resultado é fruto da organização do setor produtivo e do esforço conjunto entre governo e iniciativa privada.

“Esse avanço expressivo é resultado direto do dinamismo dos nossos produtores e da atuação estratégica do Governo de Mato Grosso, que tem buscado abrir novos mercados e fortalecer a imagem do nosso agronegócio no exterior”, afirmou Miranda.

Como parte desse esforço, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) criou a Câmara Técnica do Gergelim, que reúne produtores, exportadores e órgãos públicos com o objetivo de alinhar estratégias, garantir qualidade e ampliar a presença do produto mato-grossense no mercado internacional.

O protagonismo de Mato Grosso nesse setor tem gerado benefícios diretos para a economia local, como o aumento da geração de empregos, valorização das cadeias produtivas regionais e atração de investimentos.