Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sábado 18 de Maio de 2024

Menu

Celebração de 50 anos

Embrapa vai montar ‘vitrine’ no Shopping Sinop

Espaço vai apresentar trabalhos desenvolvidos pela empresa ao público urbano

Rural | 25 de Julho de 2023 as 14h 08min
Fonte: Jamerson Miléski

Em 2023, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), completa 50 anos de fundação. Enquanto a maioria dos centros de pesquisa espalhados pelo Brasil vai realizar dias de campo ou eventos técnicos para celebrar a data, no coração do agronegócio nacional o festejo será dentro do shopping da cidade.

Como dias de campo são corriqueiramente realizados pela Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop, a proposta da unidade para data é focar no público urbano. “Montaremos um estande no Shopping Sinop nos dias 27, 28 e 29 de outubro (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) onde mostraremos um pouco do que a Embrapa fez nesses 50 anos e como o resultado da pesquisa agropecuária está presente no dia-a-dia de todos nós”, explica Gabriel Faria, diretor de comunicação da Embrapa Sinop.

A programação de atividades que serão levadas foi definida por uma comissão após consulta feita a toda a Unidade. O estande será montado em frente à loja Renner, onde terá 11 estações com atividades demonstrativas e interativas.

Entre as iniciativas levadas ao público de Sinop e região estarão o laboratório móvel de gases de efeito estufa; o modelo demonstrativo de conservação do solo; um novo aplicativo de realidade virtual permitindo um passeio por uma fazenda com ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta) usando óculos de Realidade Virtual; uso de lupa para visualização de insetos em diferentes fases da vida e também do efeito do controle biológico. Haverá ainda a demonstração sobre fixação biológica de nitrogênio nas plantas, demonstração de técnicas de enxertias em plantas frutíferas, apresentação do trabalho de coleta de sementes e produção de mudas de espécies nativas e exibição de drones usados na agricultura.

Para apresentar o melhoramento genético de plantas serão usados vasos com forrageiras e potes com dezenas de tipos de grãos e sementes de espécies com as quais a Embrapa trabalha. Haverá ainda uma mesa de jantar onde serão expostos alimentos consumidos no dia-a-dia das famílias e que têm origem na pesquisa agropecuária, como frutas e legumes.

Ao longo dos três dias haverá degustação de produtos lácteos da Coopernova e de produtos oferecidos por outras Unidades da Embrapa. O supervisor do Núcleo de Comunicação Organizacional, Aisten Baldan, enviou um memorando a todas as Unidades da Embrapa solicitando apoio no envio de grãos diversos para exibição e, caso tivessem disponível, de produtos para degustação. A Embrapa Soja irá enviar biscoitos de soja.

Na sexta-feira (27), ao longo do dia, a Embrapa espera receber os alunos das escolas em seu estande. Também haverá um espaço kids para crianças colorirem desenhos relacionados aos 50 anos da Embrapa.