Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 03 de Março de 2024

Menu

Agropecuária

Embrapa vai ao shopping para mostrar presença da pesquisa na vida dos brasileiros

Rural | 23 de Outubro de 2023 as 11h 55min
Fonte: Gabriel Faria – Agrossilvipastoril

Foto: Divulgação

Mostrar à população de Sinop e região como a pesquisa agropecuária impacta no dia-a-dia de cada um, independentemente de trabalhar ou não com agropecuária, é o objetivo da Embrapa Agrossilvipastoril ao promover a “Mostra Embrapa 50 anos: Seu futuro inspira nossa ciência”. O evento será realizado de 27 a 29 de outubro, no Shopping Sinop, das 10h às 22h. A visitação é gratuita e voltada para todas as idades.

Durante três dias a equipe de analistas, assistentes, pesquisadores e técnicos da empresa apresentará ao público alguns exemplos de inovações tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa que impactaram a produção e o consumo de alimentos, fibras e bioenergia. Para isso, serão usados exemplos como grãos, plantas forrageiras, frutas e legumes oriundas dos programas de melhoramento genético desenvolvido pela Embrapa, ou das pesquisas sobre sistema de cultivo.

“Mostraremos produtos que estão na mesa do brasileiro diariamente, mas que não paramos para pensar de onde vem esses alimentos. Não paramos para pensar na quantidade de ciência necessária para se produzir, muito menos no papel de uma empresa pública como a Embrapa nesse processo de aumento de produtividade e redução de preços”, afirma a chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Laurimar Vendrusculo.

Também será possível experimentar o uso de equipamentos de laboratório, como lupas eletrônicas, por onde será possível entender as pesquisas sobre controle de pragas nas lavouras, e conhecer um laboratório móvel usado para mensurar as emissões de gases de efeito estufa na agricultura e pecuária.

A mostra terá atividades interativas. Uma delas será a possibilidade de fazer um tour em realidade virtual por uma fazenda que utiliza tecnologias sustentáveis, como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Para as crianças, haverá um espaço onde poderão fazer atividades de materiais didáticos lançados pela Embrapa.

Embora o foco da Mostra não seja o aprofundamento técnico dos temas, os visitantes poderão conhecer mais sobre as pesquisas com sensoriamento remoto e automação, sobre a tecnologia de fixação biológica de nitrogênio, sobre métodos de cultivo conservacionista do solo, sobre as técnicas de enxertia de frutíferas e sobre a produção de mudas de espécies nativas para recuperação de áreas e para arborização urbana.

Na sexta-feira e no sábado escolas e turmas de universitários farão visitas à exposição. Ainda restam algumas vagas para agendamento, que podem ser feitas pelo e-mail cpamt.visitas@embrapa.br. Visitas individuais ou de grupos familiares e amigos podem ser feitas a qualquer momento durante os três dias. Os visitantes que preencherem a lista de presença por meio de QR Code, concorrerão ao sorteio de brindes, como o livro Brasil em 50 alimentos, por exemplo.

A Mostra Embrapa 50 anos é parte das ações em comemoração pelo cinquentenário da Embrapa, completados em 2023. O evento contará com apoio da Coopernova, da Ecoarts Amazônia e da Unipasto.